Institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Apae de Piracicaba iniciou seu trabalho com 25 alunos, que eram atendidos no programa “Gente Feliz”, mantido pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), o qual estava sendo encerrado por falta de verbas. Diante disso, um movimento de pais de pessoas com deficiência (com comprometimento acentuado) e pessoas da sociedade civil, decidiu pedir apoio ao Prefeito de Piracicaba em exercício Sr. Antonio Fernandes Faganello e juntos fundaram a Associação.
Fundada em 29 de janeiro de 1986, a APAE atende pessoas com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência), transtornos Invasivos do Desenvolvimento que necessitam de apoio pervasivo e TEA (transtorno do espectro autista associado a deficiência intelectual), abrange as esferas de assistência social, saúde e educação.

Mantém a Escola de Educação Especial “Antonio Fernandes Faganello Júnior”, que atende hoje pessoas com deficiência na faixa etária de 06 anos até a idade adulta, em seus programas de: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Oficinas Pedagógicas e Educação Profissional.

Classificada como organização da sociedade civil tem a missão em promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio a família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

É um movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

A APAE atualmente atende 280 pessoas com deficiência e mantém uma equipe composta de pedagogos, educador físico, profissional em artes, profissionais da saúde e da área social que desenvolvem um trabalho especializado com os usuarios.

A assistência social oferece atendimento aos usuários e suas famílias, orientando, realizando acompanhamentos, encaminhamentos e o que se fizer necessário para garantia dos direitos e o desenvolvimento.

Os atendimentos terapêuticos são também oferecidos para a comunidade que poderá beneficiar-se dos mesmos se necessários e recomendados. Contamos também com o Projeto “Centro Dia”, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento social- SMADS, um programa que oferece oficinas de música, teatro, capoeira, padaria e panificação, para o público a partir dos dezoito anos de idade.

Na área da saúde o atendimento terapêutico é de zero a sessenta anos, com fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutricionista, neuropediatra, enfermagem e serviço social.

Para complementar a receita contamos com parcerias de empresas, campanhas e doadores através do telemarketing; também são realizados os eventos e promoções ao longo do ano, necessitando do apoio da comunidade. Temos convênios firmados com as esferas administrativas nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Apae Piracicaba

Avenida Brasília, 1381

Vila Industrial - Vila Industrial - SP

(19) 3423-9400

[email protected]

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas