Histórico
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapira (APAE) foi fundada em 19 de agosto de 1971 por um grupo de pais, amigos, médicos e membros da sociedade local, unidos pela preocupação com o atendimento a crianças com deficiência e pela possibilidade de recuperação desses indivíduos. A motivação inicial surgiu das experiências positivas trazidas de outras APAEs, que mostraram bons resultados. No início, as reuniões eram realizadas no Clube XV de Novembro e, posteriormente, no Centro de Comércio e Indústria.
Em março de 1972, a APAE iniciou suas atividades com uma sede provisória na Rua Francisco Glicério, nº 150. Como sociedade civil de caráter assistencial e sem fins lucrativos, a instituição visava fornecer toda a assistência necessária às pessoas com deficiência, promovendo seu bem-estar e proteção. Em 18 de maio de 1973, a sede foi transferida para a “Chácara Cubatão”, localizada na Rua Coronel Francisco Vieira, nº 55, onde foram criadas cinco salas de atendimento para o período matutino e vespertino. A partir desse momento, cerca de cinquenta alunos foram beneficiados pelos serviços oferecidos.
Com o crescimento da demanda e o aumento do número de alunos, a necessidade de um espaço maior e mais adequado tornou-se evidente. Assim, iniciou-se um esforço conjunto com o Conselho Deliberativo para arrecadar recursos para a construção de uma nova sede, sendo o terreno doado pela Sra. Carmem Ruette de Oliveira. Em 1980, a obra foi concluída, e a APAE passou a funcionar na Rua Jacob Audi, nº 132, na Vila Izaura, onde permanece até hoje.
Ao longo dos anos, a APAE de Itapira se transformou e modernizou, sempre com a missão de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias. A instituição atendeu às exigências da Secretaria de Estado de Educação, conforme disposta na Deliberação CEE 18-78, Resolução SE 82-81 e do que consta no processo 011498-79-DRE-C, e em 15 de junho de 1982, obteve a autorização para o funcionamento da “Escola de Educação Especial Túnel Azul”, conforme publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Isso foi feito com o objetivo de garantir a adequação à Lei Federal 7.044/8.
Na área de Assistência Social, a APAE segue as diretrizes e princípios da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, conforme a Resolução 109 de 11/11/19. A instituição oferece o "Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias", atendendo usuários conforme os marcos normativos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pelo SUAS. A APAE também cumpre com as orientações da Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS) de 2005, da NOB-RH/SUAS-2006, e das orientações técnicas do CREAS/2011, oferecendo suporte integral às famílias e indivíduos com deficiência.
Além disso, a APAE é cadastrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) sob o nº 2095742 e, atualmente, realiza seu trabalho em parceria com a Secretaria de Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Promoção Social. Para garantir a continuidade dos serviços prestados aos usuários, a instituição promove diversos eventos durante o ano, buscando recursos para a manutenção e fortalecimento de suas atividades.
Missão
Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família; direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Visão
Ser reconhecida como referência de qualidade e desenvolvimento de prestação de serviços à pessoa com deficiência e defesa de seus direitos.
Valores
Apae Itapira
CNPJ: 44.734.697/0001-08
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.