Histórico
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapira, sociedade civil filantrópica sem fins lucrativos, foi fundada em agosto de 1971, onde, pais, amigos, médicos e sociedade local preocupados com a causa dos excepcionais, buscavam proporcionar as melhores formas possíveis de comunicação à criança portadora de necessidades especiais, para uma melhor integração na sociedade para que então elas pudessem se beneficiar da inclusão, através de proteção, saúde, educação, cultura e servindo como órgão de articulação que defendesse a causa do excepcional motivados por experiências positivas de outras APAE’S.
A entidade iniciou suas atividades em março de 1972 em uma sede provisória localizada à Rua Coronel Francisco Vieira, bairro Cubatão, onde foram criadas quatro salas de alfabetização e uma sala de oficina pedagógica que funcionavam nos períodos matutino e vespertino, beneficiando aproximadamente cinquenta alunos. A demanda foi aumentando e junto com ela a necessidade de um espaço físico maior adequado, com isso foi iniciado um trabalho com os membros do Conselho Delegativo para a arrecadação de verbas para a construção de uma nova sede, a qual foi concluída em 1980, sede atual, localizada à Rua Jacob Audi, bairro Penha Rio do Peixe em um terreno doado por Carmem Ruette de Oliveira. Desde então, a Apae, passou por um processo de transformação e modernização e em 1982, atendendo a exigências estabelecidas pela Secretaria de Educação, foi criada a Escola de Educação Especial Túnel Azul.
Missão
Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família; direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Visão
Ser reconhecida como referência de qualidade e desenvolvimento de prestação de serviços à pessoa com deficiência e defesa de seus direitos.
Valores
Apae Itapira
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.