A APAE de Fortaleza tem o orgulho de anunciar a execução do projeto "Qualificação do Atendimento em Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência na APAE de Fortaleza", através do PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) .
"O Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência - PRONAS/PCD foi instituído pela Lei nº 12.715, de 17 de setembro de 2012 , regulamentado pelo Decreto nº 7.988, de 17 de abril de 2013 , o qual foi implementado por meio de incentivo fiscal às empresas doadoras. Os principais objetivos do PRONAS/PCD é captar e canalizar recursos destinados a estimular e desenvolver ações de promoção à saúde, reabilitação/habilitação da pessoa com deficiência, fortalecer a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS e ampliar e qualificar o acesso ao atendimento integral às pessoas com deficiência no campo da reabilitação." (Fonte: Site do Ministério da Saúde, 2025)
Esta iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e qualificar os serviços de reabilitação/habilitação oferecidos a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências.
O projeto, com duração de 24 meses, prioriza terapias que promovem o desenvolvimento das capacidades funcionais e a inclusão social.
Ampliação e Implantação de Serviços Especializados
Para alcançar seus objetivos, o projeto prevê:
Ampliação dos atendimentos de habilitação e reabilitação nas especialidades de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia.
Implantação de atendimentos de nutricionista, enfermagem, odontológico e de psicomotricidade.
Ampliação dos atendimentos em serviço social e orientação à família.
Atendimento Multiprofissional Especializado
A APAE de Fortaleza oferece um atendimento diferenciado e especializado, com foco nas necessidades da pessoa com deficiência intelectual e/ou com transtorno da espectro autista. Os serviços são oferecidos por uma equipe multiprofissional, incluindo fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psicomotricistas, nutricionistas, enfermeiros, odontólogos e assistentes sociais.
Impacto e Resultados Esperados
Com a execução deste projeto, a APAE de Fortaleza ampliou o número de vagas em habilitação e reabilitação, bem como implantou novos serviços beneficiando diretamente 300 pessoas com deficiência intelectual e/ou com transtorno do espectro autista, e indiretamente seus familiares e cuidadores.
A instituição reafirma seu compromisso com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo sua saúde, bem-estar e inclusão social.
APAE FORTALEZA
CNPJ: 07.143.845/0001-85
AVENIDA ROGACIANO LEITE, 2001
ENGENHEIRO LUCIANO CAVALCANTE - FORTALEZA - CE
(85)99105-4481
07h as 17h
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.