Reconhecimento destaca o compromisso da Apae Batatais com ainclusão e o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro
Autista.
A Apae Batatais foi reconhecida com o Selo “Amigo da Pessoa com TEA”,concedido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa comDeficiência (SEDPcD-SP). A instituição está entre as 112 organizaçõescontempladas em todo o estado de São Paulo, devido ao trabalho contínuoem prol da inclusão e acessibilidade de pessoas com Transtorno doEspectro Autista (TEA).
O Selo destaca instituições que desenvolvem práticas de respeito aosdireitos das pessoas com autismo e promovem sua participação social.Para a diretora escolar e coordenadora do Centro de Formação eQualificação Profissional da Apae Batatais, Natália Batista, oreconhecimento reforça o compromisso da equipe com a causa.“Estamosmuito felizes e orgulhosos com o recebimento do Selo 'Amigo da Pessoacom TEA'. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo enos motiva a continuar trabalhando com dedicação e carinho todos osdias”, afirma.
Entre as iniciativas que contribuíram para a certificação, destaca-se oServiço de Formação e Qualificação Profissional Áureo, que ofereceatendimento especializado para acolher, orientar, capacitar, inserir eacompanhar aprendizes no mercado de trabalho. O serviço também
envolve empregadores e a comunidade na construção de oportunidadesreais para pessoas com deficiência.
As atividades desenvolvidas incluem grupos de orientação, oficinas deculinária, palestras, cursos em diversas áreas, projetos deempreendedorismo e práticas de aprendizagem supervisionada. O objetivoé favorecer o desenvolvimento pessoal, aprimorar competências sociais etécnicas e preparar os aprendizes para o mundo do trabalho, explicaNatália.
O serviço beneficia diretamente pessoas com TEA, com ou semdeficiência intelectual e múltipla, a partir de 14 anos, em situação devulnerabilidade social e com ensino fundamental incompleto, referenciadaspela rede municipal. Indiretamente, também atende familiares e acomunidade.
Em 2025, o serviço contabilizou 39 aprendizes participantes do apoio àinclusão; 32 aprendizes avaliados ao final do exercício; 34 aprendizesinseridos em vagas exclusivas para pessoas com deficiência no mercadode trabalho; totalizando 73 aprendizes em atendimento.
A coordenadora conta que a inserção dos aprendizes ocorre por meio domapeamento do mercado local, com busca ativa de oportunidades viaredes sociais, contato direto com empresas, ligações e e-mails. Com isso,a instituição direciona o planejamento de formação e qualificação deacordo com as demandas identificadas.
O reconhecimento com o Selo “Amigo da Pessoa com TEA” reforça oimpacto do trabalho da Apae Batatais e sua dedicação em promoverautonomia, independência e inclusão social e profissional para pessoascom TEA.
Apae Batatais
CNPJ: 45.299.377/0001-21
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.