Mês de conscientização promove diálogo sobre os direitos, a proteção e o respeito às pessoas idosas
No dia 17 de junho, o Centro Dia da Pessoa Idosa promoveu, no salão da Apae, um evento em alusão à campanha Junho Violeta - mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.
A programação contou com uma roda de conversa e uma palestra informativa ministrada pela Dra. Thays Caruano, que trouxe orientações sobre os diferentes tipos de violência que ainda atingem a população idosa.
Segundo Carolina Bortoleto, Coordenadora da Assistência Social, o encontro proporcionou espaço de diálogo, reflexão e aprendizado, com o objetivo de reforçar a necessidade do cuidado, da proteção e o respeito à pessoa idosa.
“O Junho Violeta surge como um alerta para que toda a sociedade reflita sobre a realidade enfrentada por muitas pessoas idosas, muitas vezes vítimas de negligência, abuso físico, psicológico, financeiro e até institucional", afirma Carolina.
Carolina completa: “Fortalecer redes de apoio, promover acesso à informação e estimular o respeito intergeracional são ações fundamentais para prevenir e combater qualquer forma de violência contra a pessoa idosa”.
Sobre o Junho Violeta
O "Junho Violeta" foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa, incluindo maus-tratos e violações dos direitos. O dia 15 de junho é reconhecido como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
A campanha "Junho Violeta" tem como foco a conscientização da população sobre os diferentes tipos de violência praticados contra pessoas idosas e a importância da denúncia, além de divulgar informações sobre como denunciar e combater tais violências.
Apae Batatais
CNPJ: 45.299.377/0001-21
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.