Instituição será autossuficiente em energia, ampliando economia e impacto social
A Apae Batatais teve projeto aprovado no Edital Energia Sustentável, do Instituto Credicitrus, de 2024, que viabilizou a instalação de 42 módulos de 550Wp, a instituição acumula uma economia de R$17.890,26 na conta de energia desde novembro de 2024, quando o sistema entrou em funcionamento.
Segundo Isabel Oliveira, Coordenadora Administrativa, com a aprovação de um novo projeto da Credicitrus em 2025, a Apae Batatais se prepara para a instalação de mais 56 módulos fotovoltaicos. “Essa instalação garantirá a autossuficiência energética da instituição. Isso significa uma redução ainda mais significativa nas despesas, permitindo que os recursos sejam direcionados para fortalecer e ampliar os atendimentos às pessoas com deficiência e suas famílias.”
Essa conquista faz parte de um movimento crescente. Segundo o Instituto, em 2024, foram 16 projetos de energia fotovoltaica aprovados em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2025, esse número subiu para 22 projetos. A Apae Batatais esteve presente nas duas edições, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, afirma Isabel.
A coordenadora complementa que além da implantação dos sistemas, a instituição participou, em 2024, de uma capacitação técnica nas áreas de gestão e empreendedorismo, com aulas online e encerramento presencial na sede da Credicitrus, em Bebedouro (SP). A formação foi fundamental para aprimorar a gestão dos projetos e fortalecer a atuação da Apae.
Apae Batatais
CNPJ: 45.299.377/0001-21
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.