Histórico
A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) DE LINS, esta localizada à Rua João Moreira da Silva, n.º 845, Bairro do Rebouças, na cidade de Lins/SP. “Nasceu” em 19 de agosto de 1969, quando o llmo. Sr. Dr. PASCHOAL ANGOTTI, progenitor de uma filha com Sindrome de Dowm, ao se deparar com a dificuldade de não ter na Região, uma Escola Especializada para atendimento às pessoas com necessidades educativas especiais, tomou a iniciativa de fundar a APAE, colocando nesta, inclusive recursos próprios.
A princípio, sem local próprio para funcionamento da APAE, o Sr. Dr. Paschoal Angotti, procurou o responsável pelas Faculdades Salesianas de Lins daquela época e, solicitou a esse que alugasse um prédio daquela Faculdade, para funcionamento da nossa APAE e assim começaram as atividades; com muitas dificuldades, poucos recursos, poucos funcionários, sendo a maioria voluntária, mas, com muito amor, respeito, compreensão e dedicação aos “assistidos”. A princípio o número de crianças atendidas eram poucas, porém, o número foi crescendo e as atividades também.
Em 1985, a nossa APAE, foi reconhecida como “ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL” de Utilidade Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal. Em 1988, com a ajuda do Governo Federal, Estadual, Municipal, Pró-Vida e Comunidade Linense, a nossa APAE conseguiu sua sede própria.
Em 2015 a Entidade passou por reformas estruturais e adaptações adequando à construção de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050.
A Instituição é composta por uma Diretoria Executiva, presidida pelo Sr. Hélio Patricio Ruiz, por um Conselho Fiscal e um Conselho Administrativo.
Hoje conta com um quadro de R.H composto por 32(trinta e dois) profissionais: Assistente Social, Psicóloga, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Médico Neurologista, Diretora de Escola, Coordenadora Pedagógica, Professores de Educação Física, Pedagogas, Educadores Sociais e demais profissionais de apoio administrativo.
O número de assistidos atualmente totaliza 140 (cento e quarenta) na faixa etária de 02 à 60 anos, sendo eles das cidades de Lins, Cafelândia, Pongaí, Guarantã, Getulina e Guaiçara. A Instituição oferece café da manhã, frutas, almoço, lanche da tarde e jantar, gratuitamente.
Missão
Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio á família, derecionadas á melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e á construção de uma sociedade justa e solidária.
Visão
As atividades desenvolvidas na APAE visam o desenvolvimento integral dos “nossos alunos e assistidos”, melhoria na qualidade de vida, direito ao exercício da cidadania, através de atividades diversificadas e sistematizadas, sendo elas acadêmicas, lúdicas ou laborais; mas, em todas elas, o ALICERCE é o Amor, a Compreensão e o Respeito às peculiaridades da pessoa com deficiência.
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.