A Paralisia Cerebral (PC) é a deficiência mais comum na infância, caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.
Essas alterações são secundárias a uma lesão no cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas.
Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequado às suas necessidades.
O Dia Mundial da Paralisia Cerebral é um movimento de pessoas com Paralisia Cerebral (PC), suas famílias e as organizações que os apoiam, em mais de 75 países.
O objetivo é garantir que crianças e adultos com PC tenham os mesmos direitos, acesso e oportunidades que qualquer outra pessoa na sociedade.
Esta data incentiva principalmente a conscientização e valorização das pessoas com PC como sujeitos que têm direito à voz, a políticas públicas e soluções que atendam às suas necessidades, ao respeito e a uma sociedade mais acessível e inclusiva.
#feapaessp #uniapaesp #apae #movimentoapaeanopaulista #inclusao #doação #doar
Fonte: