Histórico
Com a participação de um grupo de pessoas da Comunidade Joiense, na busca de qualificar o atendimento de Educação Especial no município, houve a criação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Jóia. Esta foi fundada em 28 de Agosto de 1998, (registrada em ata sob o nº. 832, folhas 52, Livro A –1, folhas 22/23 em 16 de setembro de 1998).
A APAE é uma sociedade Cível, de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos. Administrada por uma Diretoria, composta por associados e pais de alunos, que exercem suas funções sem remuneração. Busca apoio da comunidade e do Poder Público Municipal, Estadual e Federal a fim de arrecadar fundos para o desenvolvimento de suas atividades.
A APAE é mantenedora da Escola de Educação Especial Santa Luzia, a qual teve sua autorização em 08 de maio de 2002, conforme Parecer Nº. 552/2002 do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, que “Autoriza o funcionamento da Escola”. Começou a atender alunos do Município de Jóia.
A Escola de Educação Especial Santa Luzia – APAE de Jóia atende hoje 62 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA devidamente matriculados, todos oriundos do município de Jóia, a maioria da zona rural. Paralelamente com o atendimento educacional especializado, a APAE oferece os serviços de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Equoterapia e Serviço Social, também possibilita através do convênio com a UNIMED consultas e exames neurológicos as pessoas com deficiência do Município de Jóia atendidas na Instituição.
A APAE busca continuamente a criação de oportunidades que viabilizem o atendimento da Pessoa com Deficiência, proporcionando-lhes a superação das dificuldades, o alcance da autonomia intelectual, moral e social. Buscando constantemente oferecer condições para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, acreditando no aluno como um sujeito que pensa, deseja e que também constrói.
Acreditamos que a escola é o lugar por excelência, onde o processo de ensino e aprendizagem ocorre e que esta tem como função principal a promoção de condições que favorecem ao máximo a autonomia das Pessoas com Deficiência. Para tanto queremos uma escola que contemple a qualidade no ensino e nos atendimentos prestados, e materiais adequados bem como a participação efetiva da família. Acreditamos também que a qualidade do trabalho é o reflexo do constante aprimoramento dos profissionais e professores da instituição.
Missão
Nossa missão é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Visão
Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.
Valores
* Ética e transparência nas relações.
• Respeito à diversidade humana.
• Qualidade e inovação.
• Comprometimento com a causa.
• Atitude colaborativa.
• Valorização das pessoas