Em abril deste ano, o piauiense, João Elyo Araújo Castro, de 11 anos, que tem Síndrome de Down, vai expor por três dias suas pinturas no famoso Museu do Louvre, em Paris. Fará parte, também, da publicação de um livro que retrata sua história em uma biografia. O menino foi convidado a participar da exposição “Le Carrousel du Louvre” (O Carrossel do Louvre, em tradução literal)
João é filho da professora Elenilza Sousa e do auxiliar administrativo Jailson Castro. Segundo a Mãe de João, o menino é uma promessa artística e seus primeiros registros de pintura foram notados em pisos, móveis e paredes de sua casa. A partir de então, o artista não parou de desenvolver sua técnica e inová-la a cada dia. Tanto que suas obras já foram expostas em outros lugares, como no Theatro 04 de Setembro, na Galeria Montmartre que fica em Teresina, no Piauí e também em prédios da cidade de Belém do Pará.
Para críticos de arte, as obras chamam atenção pelos traços criativos e pelo casamento das cores, que se adequam umas às outras, formando harmonias muito interessantes. Seu estilo se encaixa na arte expressionista abstrata e geométrica.
Seus pais contam que tal realização só será possível graças a uma vaquinha realizada na internet através da plataforma online VOAA. Que arrecadou o valor necessário para pagar os custos de passagens de avião, hospedagem e alimentação da família. A viajem está prevista para abril de 2022.
Apae Santa Cruz do Sul
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.