Institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gravataí – APAE é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1969 no município, e tem como objetivo principal promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Instituição atua nas Políticas de Assistência Social e Saúde, prevenindo, promovendo e articulando ações de defesa e garantia de direitos, prestando serviços aos seus usuários e familiares.

 

A instituição oferece dois serviços, a Estimulação Precoce, vinculada a Política de Saúde, para crianças de 00 anos à 3 anos e 11 meses e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), pertencente a Política de Assistência Social, aos usuários de 12 a 59 anos com deficiência intelectual e múltipla. No SCFV a APAE disponibiliza oficinas de artesanato, culinária, artes, educação física e música.

 

Atualmente a APAE atende 90 usuários, através do Termo de Colaboração firmado com a Prefeitura Municipal de Gravataí, e 20 atendidos pelas metas da Instituição. 

 

A Instituição desenvolve os serviços juntamente com a rede do município, participando ativamente dos conselhos municipais (de Assistência Social; da Criança e do Adolescente; e da Pessoa com Deficiência), colaborando com as reuniões dos CRAS de referências dos usuários vinculados a APAE, e na participação em encontros, simpósios e conferências que abordam temas que envolvem a Instituição.

 

Algumas conquistas obtidas pela APAE Gravataí/RS: Certidão de Utilidade Pública pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul, com o registro nº 2079; Atestado de Pleno e Regular Funcionamento emitido pela Prefeitura Municipal de Gravataí, protocolo nº 24723; Homenagem a APAE Gravataí na Semana da Pessoa com Deficiência em 2015 na Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Gravataí; Rotary Gravataí homenageia a Instituição pelos 45 anos e o seu valor de responsabilidade social junto ao município de Gravataí.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

Apae Gravataí

Rua Antonio Francisco Fonseca, 112

Centro - Gravataí - RS

51 3488 1380

gravatai@apaers.org.br

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas