Histórico
Nossa Escola foi fundada no dia 16 de Maio de 1979, por um grupo de cidadãos que iniciaram o Movimento Apaeano em Humaitá RS, consolidando suas intenções e passando a instituição, na época chamada de Escola de 1º Grau Incompleto Recanto do Amor, a desenvolver suas atividades em um prédio cedido pelo Estado com 12 alunos matriculados. Com o passar dos anos e as inúmeras novas gestões muitas conquistas foram sendo acrescidas, melhorando a infraestrutura da escola.
A partir de 2000 a escola passou a denominar-se Escola de Educação Especial Recanto do Amor.
A associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE de Humaitá integra-se por filiação a Federação Nacional das APAES de quem recebe orientações, apoio e permissões para o uso do nome, simbolo e sigla, o cujo estatuto adere e a cuja supervisão se submete. E também filiada a Federação Estadual das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul, a cujo estatuto e surpevisão também se submete.
Missão
As pessoas com deficiência intelectual e múltipla por lei tem direito ao atendimento educacional especializado, os profissionais que trabalhar com essas pessoas precisam estar habilitados com métodos e técnicas referenciadas de conteúdos e materiais curriculares próprios. Como modalidade de ensino, a educação especial constitui parte do sistema educacional geral e tem por finalidade básica proporcionar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla condiçoes que favoreçam o desenvolvimento de suas potencialidades, visando sua auto-realização, aprendizagem, integração e independência.Os presupostos fundamentais, bem como os objetivos da educação especial, são os mesmos da edyucação geral, os aspectos diferenciados referem-se a utilização de serviços e recursos específicos para atender as necessidades individuais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O atendimento deve ser considerado segundo os princíopios básicos de normalização, integração e individualização que orientam as açoes e os procedimentos adotados na area de educação especial. Fundamentalmente, esses princípios baseiam-se na aceitação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, isto é respeitando suas diferenças e possibilitando sua participação plena no ambiente familiar, educacional, nos acontecimentos recreativos, religiosos e culturais.
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