Obras iniciadas em 2022 dão nova forma para salas de aula e de atendimento.
Iniciada em junho de 2022, a APAE de Criciúma finaliza as obras das novas salas de aulas e de atendimento. Com o intuito de ampliar a estrutura interna para receber novos alunos, a instituição investiu R$ 5,5 milhões, provenientes de arrecadações do Governo do Estado de Santa Catarina, de pedágios solidários, rifas e doações.
Em mais de 2.000m², sendo 784m² de área construída e toda a fachada da escola, foram restruturadas a garagem para quatro carros, sete banheiros, duas cozinhas, um refeitório com capacidade para 210 pessoas, 13 salas de aulas e a parte do sistema hidráulico das caixas d’água. Além desses locais, houve a colocação de um elevador para auxiliar na acessibilidade dos cadeirantes, bem como facilitar a circulação dentro da escola.
Segundo o presidente da APAE de Criciúma, Eduardo Farias, a instituição teve um aumento de 20% de procura para novas matrículas nos últimos cinco anos. Agora, com a reforma, tanto os atuais estudantes quanto os novos poderão desfrutar de um espaço acolhedor e seguro. “Mudamos toda a fachada da escola e tornamos ela mais moderna e acolhedora. Entendemos que as famílias que lá nos procuram já entram com um aperto no coração, em função da deficiência de seu filho”, relata.
Além de beneficiar os alunos com salas especializadas, a APAE utilizou as paisagens naturais para promover maior qualidade de vida. “A arquitetura e o paisagismo juntos desempenham aos alunos e profissionais, que por ali passam diariamente, conforto e sensação de bem-estar. O ar puro das áreas verdes contribui para uma sensação de alegria e dias coloridos”, reforça a paisagista, Bruna Robélia Pereira Garcia.
A natureza integrada ao ensino
Para iniciar o projeto criativo do jardim da APAE de Criciúma, foram considerados os pontos de mais circulação dos alunos e visitantes e os demais profissionais. Com as novas modificações do hall de entrada e a altura do prédio, a paisagista escolheu plantas que destacassem todos os espaços. “Usamos plantas resistentes, com flores, alturas diferentes e algumas com um diferencial, que é o perfume que elas liberam. Tudo foi pensado para que os alunos desenvolvam os sentidos do corpo humano, que são: a visão, audição, tato e olfato”, afirma Bruna.
O novo jardim da instituição permite que todos possam sentir o perfume das flores, tocar nas folhas e pisar na grama. Nesse sentido, para desfrutar desses momentos em grupo, a profissional escolheu a espécie Jasmim Gardênia, que possui flores brancas perfumadas. Além dessa, foi pensado em ramos coloridos, palmeiras e nos Capins do Texas, que apresentam plumas finas e elegantes, trazendo sensação de paz e aconchego.
Objetivos futuros
Finalizadas as obras, a diretoria tem o objetivo de continuar sua infraestrutura, quando necessário, com alto padrão, para atender os 380 alunos. “Nossa nova estrutura é espetacular. Colocamos um marco na APAE de Criciúma, tornando-a mais moderna, com setores adequados e que conseguem atender com muito conforto, dignidade e com mais inclusão os nossos alunos. Além disso, disponibilizamos os melhores materiais para os professores com salas adaptadas para cada tipo de necessidade”, enfatiza Farias.
Fonte: Acessoria de Comunicação e Imprensa da Apae Criciúma