Histórico
A primeira APAE foi fundada em 11 de dezembro de 1954. Foi a APAE do Rio de Janeiro. Em 1962, houve uma assembléia das APAEs até então existentes e foi criada a Federação Nacional das APAEs. Atualmente, as APAEs estão presentes em mais de 2.000 municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo.
O nome escolhido para a primeira entidade, em 1954, a do Rio de Janeiro, foi Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ou, abreviando, APAE. O nome e a sigla, não só permaneceram os mesmos até hoje, como se transformaram em sinônimo de credibilidade, doação, amor e competência. O símbolo utilizado pelas APAEs é o de duas mãos, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra, de orientação. Existe, inclusive, um pensamento muito adotado que diz o seguinte: “Onde você encontrar estas mãos, estenda as suas”.
APAE de Viradouro é uma Entidade Filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1993 por um grupo de pessoas interessadas na causa dos portadores de necessidades educativas especiais, com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Viradouro e também da comunidade, comércio, indústria, e identidades religiosas da epóca.
Missão
A APAE de Viradouro tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Visão
Ser uma Instituição íntegra, reconhecida como referência na qualidade dos serviços prestados à sociedade, atuante na prevenção das deficiências, conscientizadora das potencialidades e facilitadora na inclusão social das pessoas com necessidades especiais.
Valores
*Ética
*Valorização Humana
*Responsabilidade
*Justiça
*Trabalho em Equipe
*Respeito às Pessoas e suas Diferenças
Apae Viradouro
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.