O projeto Vida Independente, da Associação de Pais e Amigos (APAE) Itanhaém, já está começando a cumprir o objetivo de tornar os usuários portadores de deficiência e necessidades especiais mais independentes, mostrando que são capazes de viver em sociedade como qualquer outra pessoa.
Isso porque Vitoria Muniz Silva, de 24 anos, está há pouco mais de um mês trabalhando na unidade Belas Artes da Rede Saito Supermercados, em Itanhaém, em uma parceria com a APAE e vem se destacando em suas atividades.
“Ela superou todas as expectativas. Tem uma capacidade de discernimento muito boa e atitudes pró-ativas, com tomada de decisões assertivas. Dentro de suas limitações, faz um ótimo trabalho”, afirma Marcelo Iberê Morais Tolomony, gerente administrativo do Saito.
“A Saito tem colaborado há mais de cinco anos com o reconhecimento das notas fiscais paulistas na APAE Itanhaém e hoje, graças ao acompanhamento das nossas oficinas, conseguimos empregar a Vitoria. Experiência que está dando certo e ver que o resultado dessa parceria é de enorme satisfação, já que gera independência familiar e futura para ela”, comemora Marcos Basiquetto Martins, presidente da APAE Itanhaém.
Vitoria é diagnosticada com CID F84, Transtornos Globais do Desenvolvimento, com a condição oficialmente denominada Transtorno do Espectro Autista (TEA), e não é a única funcionária com necessidades especiais da rede, que tem mais de 60 anos de história.
"Às vezes as empresas acabam contratando PCDs só por contratar, mas enxergá-los como pessoas que vão se desenvolvendo no trabalhando faz com que elas se tornem super profissionais. A estratégia da Saito é ampliar, sempre que possível, o número desses profissionais, que são bastante dedicados em tudo que se propõe a fazer”, diz Marcelo.
Entre os 160 funcionários, há pessoas com deficiência motora, visual e déficit mental, levantando a bandeira de uma empresa com responsabilidade social que sempre faz o máximo para estar presente nas causas sociais do município.
“Além do desenvolvimento que a gente dá para a pessoa, mostramos que ela é capaz, pode evoluir e se inserir na sociedade. Essa é a verdadeira inclusão. E o Saito desenvolve um grande trabalho de inclusão social. Somos muito gratos pela parceria”, afirma Marcos
Marcos faz, também, um convite para que outros empresários de Itanhaém associem a marca da APAE à sua marca, sendo mais um multiplicador do bem, contratando a ajudando essas pessoas a terem uma oportunidade no mercado de trabalho, mostrando que são capazes.
Sobre a APAE Itanhaém
Com o objetivo de promover e articular ação de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Desde 2008, o local ensina atividades da vida diária e prática, faz visitas socioeconômicas e acompanha o dia a dia dos cadastrados. Além disso, ainda participa de projetos voltados à assistência social, como a distribuição de alimentos por meio do Banco de Alimentos.
A APAE de Itanhaém fica localizada na Rua Ana Maria Martins Rivera, 10, no Jardim Corumbá, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (13) 3427-6054.
Apae Itanhaém
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.