Institucional

Histórico

 

A APAE de Dracena é uma entidade privada sem fins econômicos, de caráter assistencial, de saúde e educacional que atende pessoas com deficiência in intelectual, múltipla e/ou transtorno global do desenvolvimento, compreendendo entre crianças, adolescente e adultos, a partir de zero ano sem limite de idade de saída, com o objetivo de desenvolver as habilidades desses usuários nas áreas neuropsicomotoras e de comunicação.


Tem mais de quarenta anos de tradição baseando nesses princípios que fazem de sua trajetória uma história de sucesso.

 

A APAE surgiu no ano de 1972, quando algumas pessoas da sociedade Dracenense se reuniram e elaboraram seu primeiro estatuto e elegeram sua primeira diretoria. Inicialmente atendia sete alunos em um barracão de madeira e tinha apenas um professor. Nessa época a entidade estava sob a tutela da loja Maçônica Patriarca da Independência. Devido ao aumento da clientela, em 1980, houve a necessidade da contratação de um maior número de profissionais e uma nova sede para abrigar os alunos, nesse mesmo ano, a tutela passou para a loja Maçônica União, Justiça e Amor, que assiste a instituição até os dias atuais.

 

Graças à colaboração dos Poderes Públicos (Federal, estadual e Municipal) e principalmente de toda a comunidade de Dracena e região, em 1987 foi possível dar início à construção da nova sede, ao lado do centro Olímpico Paulo Tahara, que foi inaugurado em 1990 e vem sofrendo adaptações para acompanhar o crescimento da escola de Educação especial “Professor Leuzi Gardini”.

 

A APAE de Dracena foi registrada no cartório de Imóveis e Anexos como Pessoa Jurídica em 28 de Junho de 1972. A seriedade e qualidade nos atendimentos é uma herança que se mantem viva e presente nos dias atuais.

Atualmente atende aproximadamente 205 pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos municípios de Dracena, Junqueirópolis, Irapuru e Flora Rica.


A entidade oferece:

  • Atendimentos especializados em educação, saúde e assistência social
  • Transporte Gratuito
  • Café da manhã, almoço, café da tarde e lanche.
  • Fanfarra
  • Coral
  • Dança
  • Artes
  • Atividades esportivas
  • Informática
  • Equoterapia
  • Jardim Sensorial
  • Projeto Cão Cidadão (Parceria com a UNESP)
  • Hidroterapia
  • Grupo de Voluntárias
  • Prevenção às Deficiências
  • Fortalecimento de vínculos familiares
  • Projeto Policial Amigo (Parceria com o PROERD)
  • Parceria com o Centro de Ensino FISK

 

 Os atendimentos são prestados por uma equipe interdisciplinar composta por: professores especializados, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, médico psiquiatra e nutricionista. 

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, prestações de serviços e apoio as famílias para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA).

Apae Dracena

CNPJ: 46.471.728/0001-00

Avenida Rui Barbosa, 697

Jardim Alvorada - Dracena - SP

(18) 3821-3316

[email protected]

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas