O clube de mães consiste em uma oficina para acolher, apoiar, orientar e fortalecer vínculos familiares com as mães dos usuários, as oficinas podem proporcionar geração de renda para famílias dos usuários em vulnerabilidade social. As atividades acontecem na própria instituição todas as quintas-feiras das 09h00min ás 10h00min.
É importante se ter claro que essas mães participem no intuito de conhecer outras mães com outros problemas e que elas percebam que não estão sozinhas nesta longa caminhada e que também existem profissionais preocupados com a melhoria da qualidade de vida delas e de seus filhos, criando assim um vinculo com a instituição e com essa família não só em vulnerabilidade social, mas também em vulnerabilidade emocional, fazendo com que essas mães se sintam mais fortes e protegidas.
A ação do Serviço Social junto a Psicologia possibilita o empoderamento e fortalecimento das famílias e usuários através de atendimentos socioeducativos e autodefensoria, conscientizando as famílias e a sociedade que a pessoa com deficiência intelectual tem direitos e deveres como todo cidadão brasileiro.
A assistência social e psicologia na APAE tem o papel de dar suporte aos usuários vulneráveis, por meio da orientação, escuta, acolhimento e proteção, visando a garantia de direitos da população e o acesso às políticas sociais.
Os projetos sociais possuem grande importância neste processo, pois através deles são supridas as necessidades socioculturais, combate às desigualdades, resgate da auto-estima e melhora da qualidade de vida do indivíduo.
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.