Institucional

Histórico

 

Analisando um pouco da história, é possível verificar claramente que as pessoas  com deficiência, ao longo de sua trajetória, sofreram a exclusão, a segregação, o abandono. Os princípios e valores morais que regiam a vida social foram trazendo, com o passar dos anos, alterações quanto á visão da deficiência, seus conceitos e formas de tratamentos. Surgem iniciativas de atenção e proteção. Instituições especializadas foram criadas no início do século XIX e seu aumento se deu a partir da década de 30. Entre elas a Assosciação de Pais e Amigos dos Excepcionais. No Brasil a primeira no Rio de Janeiro com a vinda de Beatrice Bemis dos Estados Unidos no dia 11 de dezembro de 1954. Este dia é Consagrado como Dia Nacional das Apaes.

Visando atender a demanda de pessoas com características excepcionais do Município de Rosana, a sociedade rosanense fundou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rosana em 21 de dezembro de 1982, sendo uma sociedade civil de caráter assistencial sem fins lucrativos.

No início, a APAE era gerida pelas doações da sociedade e principalmente pelas empresas que estavam instaladas na construção das Usinas Hidrelétricas sediadas no Município, passando posteriormente e atualmente ser custeada pelas doações da sociedade e pelas subvenções oriundas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e das Prefeituras Municipais de Rosana e Euclides da Cunha Paulista.

As instalações provisórias e definitivas foram cedidas pela Prefeitura Municipal de Rosana/SP.

A APAE mantém a Escola de Educação Especial de Primavera que está jurisdicionada à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema e funciona com o curso de Educação Especial, nas modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, para deficientes mentais e multi-deficiências, com aulas ministradas por profissionais formados em pedagogia e pós-graduação e/ou cursos especializados em educação especial e autismo.

Além da parte pedagógica, são realizadas atividades extracurriculares de informática, artesanato, culinária, horticultura, desenvolvidas através de projetos.

Também como parte de sua estrutura diferenciada, a Entidade conta com equipe técnica multidisciplinar, com atendimentos terapêuticos especializados nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Serviço Social.

Dentre os profissionais da equipe multidisciplinar, destacamos o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social, o qual é realizado no âmbito da proteção social especial de média complexidade, para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas, onde acolhe, orienta e busca direitos para os alunos/assistidos, visando sempre enfatizar a importância da inclusão da família dentro da instituição, como colaboradora ou como coadjuvante para a busca desses direitos e a melhor condição social perante a sociedade.

Realiza-se também a articulação com os serviços de políticas públicas e privada, articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos e, quando necessário,
encaminhamentos para a rede de serviços locais.

Atualmente a Entidade ampliou os atendimentos para os usuarios de assentamentos rurais e Município de Euclides da Cunha Paulista, 


Missão

 

A Apae de Rosana tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio á família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Atendimento com qualidade às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Visão

 

Todo ser humano necessita de condição física, psíquica, intelectual, social adequada para seu desenvolvimento. A pessoa com deficiência apresenta fatores internos e externos que atrasam o seu desenvolvimento global sendo necessárias ações que permitam o desenvolvimento de habilidades ou recuperá-las. Cada passo durante este processo representa um avanço na conquista de mais autonomia. 

Apae Rosana†

Rua Erexim, 54 quadra 108

Centro - Rosana† - SP

(18) 3284-1446

apaerosana@hotmail.com

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas