Institucional

Histórico

 

SOBRE A APAE:


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos-SP-APAE foi fundada em 26 de maio de 1962. É uma entidade civil, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde.

A justificativa central do trabalho da APAE de São Carlos pauta-se nos princípios ditados pela Declaração dos Direitos Humanos de equiparação de oportunidades, defesa dos direitos e de luta contra todas as formas de exclusão da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento do Tipo Autista.

A proposta de trabalho volta-se para o oferecimento de uma possibilidade mais ampla de promover qualidade de vida, bem-estar, o desenvolvimento, a inclusão social, escolar e no mercado de trabalho de seu público-alvo através dos serviços oferecidos, sem qualquer ônus às famílias ou responsáveis.

As ações propostas visam o acompanhamento/atendimento por meio de equipe multiprofissional: professores especializados, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia, nutrição, psicopedagogia, odontologia, psiquiatria, pediatria e enfermagem; e adotam como método base o Currículo Funcional e Natural que é um modelo centrado na pessoa, com atenção a sua independência. Os objetivos de ensino precisam ter significado necessariamente aplicados no dia a dia, para isso tem-se uma mudança de atitude frente à deficiência, ou seja, embasa-se todo o ensinamento para aquilo que apesar das dificuldades possa ser explorado e incorporado na individualidade do aluno, possibilitando o desenvolvimento do potencial dos alunos/assistidos atendidos.

Para o desenvolvimento das ações propostas, a APAE possui estrutura física, recursos humanos e materiais, que permitem um serviço de qualidade necessário e urgente que a clientela demanda.

 

PÚBLICO-ALVO:


  • Pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Pessoas com Deficiência Intelectual;
  • Pessoas com Deficiência Múltipla (intelectual associada ou não a outras deficiências);
  • Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo;
  • Familiares das pessoas atendidas;
  • Comunidade (avaliação e diagnóstico/prevenção).

 

- Faixa Etária: Desde o nascimento até a idade adulta

- Modalidade de Atendimento: Período parcial ou integral de acordo com a disponibilidade de vaga.

 

 

SERVIÇOS:


- Educação:

 

A Escola Rotary de Educação Especial Dr. Angelo Passeri da Apae de São Carlos trabalha com o intuito de proporcionar aos alunos com deficiência intelectual e/ou deficiência multipla e/ou transtorno do espectro autista, oportunidades de acesso à Educação Básica, de ampliação das habilidades acadêmicas funcionais e das suas competências, do desenvolvimento das habilidades funcionais de autonomia, autogerenciamento, independência e autocuidados.

Oferece ajuda e apoio contínuos, atendimentos complementares terapêuticos dos serviços especializados, propiciando o desenvolvimento das suas potencialidades levando-se em consideração suas habilidades e favorecendo a inclusão social.

O serviço de educação é composto pelas áreas de:

 

  • Educação Infantil - Crianças de 0 a 5 anos e 11 meses
  • Ensino Fundamental de Nove anos – Séries Iniciais: 1º ao 5 º ano (FASE I: Escolarização Inicial) - Alunos na faixa de 6 a 14 anos e 11 meses
  • Ensino Fundamental de Nove anos – Séries Iniciais: 1º ao 5 º ano (FASE II: Programa Sócio educacional) - Alunos na faixa de 15 a 29 anos e 11 meses.
  • Atendimento Educacional Especializado: 

- Atendimento Educacional Especializado Inclusivo (AEE)
- Núcleo de Atendimento Especializado (NAE)

  • Educação para o Trabalho – Programa de Preparação para o Trabalho (PPT) - alunos a partir dos 15 anos, matriculados na escola de educação especial da APAE ou na rede pública
  • Serviço de Apoio à Educação Inclusiva – SAEI - alunos matriculados na rede municipal de ensino

 

 

- Assistencia Social:


Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade – Centro-dia APAE São Carlos – Setor de Apoio ao Envelhecimento.

As atividades realizadas têm como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas acima de 30 anos, com deficiência intelectual, múltipla e transtornos de espectro do autismo durante o processo de envelhecimento, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa para os atendidos e suas famílias, bem como acompanhar o processo de envelhecimento do usuário de forma biopsicossocial, para que este ocorra de forma ativa e saudável.

 

 

- Saúde:


Ambulatório Multidisciplinar:


  • Avaliação Diagnóstica
  • Atendimento Ambulatorial Multidisciplinar: atendimentos, acompanhamentos e orientações realizados por equipe multidisciplinar para reabilitar e habilitar os pacientes nas múltiplas deficiências. O atendimento é oferecido para Pacientes da comunidade, referenciados pelo Departamento de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, observada a sistemática de referência e contrarreferência do Sistema Único de Saúde – SUS acordado na FPO (Ficha de produção orçamentária).

 

 

Reabilitação Intelectual / Apoio Terapêutico ao usuário matriculado nos programas da instituição:


  • Estimulação Precoce: atendimento para neonatos até crianças de três anos e onze meses de idade, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor causadas por síndromes, intercorrências do parto, prematuridade, entre outras.
  • Atendimento terapêutico: atendimento para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, síndromes, transtorno do espectro autista, entre outros, desde os quatro anos de idade até o encaminhamento para outros programas.
  • Consulta de Equipe Multiprofissional na atenção especializada: consultas para avaliar e reavaliar a necessidade do acompanhamento/atendimento dos usuários matriculados na instituição por diversos profissionais da Equipe Multidisciplinar, Dentista, Médicos e Enfermagem, conforme orientação da Equipe do SUS.

 

 

Unidade de cuidados Diários (UCD):


Consiste no acolhimento humanizado dos usuários com deficiência intelectual/ sensório-motora grave, associadas ao comprometimento neurológico, ortopédico, respiratório, síndromes e anomalias congênitas importantes que requerem acompanhamento interdisciplinar contínuo e reavaliações frequentes, constituindo-se o único serviço, com estas características, na comunidade. 

O usuário recebe atendimento diário da equipe multiprofissional, atividades em saúde de forma individual e/ou em grupo, considerando a singularidade da pessoa com deficiência e a necessidade de melhorar a qualidade de vida, prevenindo alterações secundárias, além de proporcionar aos familiares oportunidades de planejamento familiar com relação ao trabalho/renda e cuidados dos aspectos biopsicossociais.

 

 

- Programa Emprego Inclusivo:


O Programa Emprego Inclusivo tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e prestar apoio na contratação e no acompanhamento pós-colocação nas empresas da cidade.

 

 

FUNCIONÁRIOS:


Acesse seu holerite através do Link abaixo:

link: https://prosoltecnologia.com.br/Holerith

Missão

 

A Apae de São Carlos tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Pautando-se nos princípios ditados pela Declaração dos Direitos Humanos de equiparação de oportunidades, defesa dos direitos e de luta contra todas as formas de exclusão da pessoa com deficiência, a APAE de São Carlos tem por finalidade acolher e atender a pessoa com Deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista, na busca de sua autonomia, superação do preconceito, interação com o meio, a inclusão social, escolar e mercado de trabalho. 

Valores

 

Permitir o livre acesso aos serviços, após avaliação realizada pela equipe multiprofissional e análise da capacidade de atendimento, sem preconceitos de origem, raça, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação;

Oferecer programas nas áreas de Educação, Assistência Social e Saúde, adequados aos interesses, necessidades e possibilidades dos usuários/assistidos, abrangendo todos os aspetos que favoreçam seu desenvolvimento global, proporcionando melhoria na qualidade de vida, igualdade de direitos, deveres e de oportunidades;

Proporcionar ao educando uma formação integral, como elemento de auto realização, preparação para o trabalho e a formação básica do cidadão, mediante o exercício efetivo dessa condição, numa perspectiva de aprender a aprender sempre;

Proporcionar ao educando exemplos de vida comunitária e fraterna por meio de vivência e ações de toda a comunidade educativa e da família;

Estimular estudos e pesquisas relativas à população atendida.

Apae São Carlos

Avenida Prof. Luiz Augusto de Oliveira, 465

Vila Marina - São Carlos - SP

(16) 2107.5151

[email protected]

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas