Institucional

Histórico

 

A APAE é uma instituição filantrópica conhecida em todo o Brasil pelos atendimentos voltados às pessoas com deficiência, anteriormente chamadas de “Excepcionais”, nomenclatura ainda ulizada em sua denominação. Todos os trabalhos são prestados de forma gratuita, tendo em sua administração uma organização nacional e uma sede estadual, das quais partem as diretrizes dos trabalhos a serem realizados. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montenegro atua desde 23 de Agosto de 1971, quando de sua fundação, na Comunidade, com o objevo de atender crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual ou múltipla, prestando atendimento nas áreas de educação, saúde, assistência social, lazer, preparação, inserção e manutenção no mercado de trabalho, entre outras ações voltadas para este público.

A Instuição é formada por diretoria administrava, que atua de forma voluntária, diretora administrava e pedagógica, equipe técnica especializada, funcionários da área administrava, transporte, limpeza e cozinha, além de contar com o auxílio de voluntários da comunidade. Atende aproximadamente 160 pessoas com deficiência, sendo 130 alunos matriculados na Escola Especial e em torno de 30 pessoas que estão incluídas ou não na rede comum de ensino, para as quais são prestados atendimentos com a equipe técnica.

São relizados acompanhamentos, através de reuniões sistemácas e extraordinárias para acompanhamento e encaminhamentos de atendimentos entre os diversos segmentos municipais, entre eles: Conselhos, CAPS, Secretaria de Educação, Promotoria, buscando sempre a qualidade nos atendimentos e o acolhimento da demanda existente no município de Montenegro e arredores. A APAE busca parceiros constantemente, mantém convênios para bolsas de estudos, cedência de profissionais, recursos do FUNDEB. A Instuição participa de vários Conselhos Municipais, com representatividade definida e atuante.

No próximo ano a APAE continuará seu trabalho de forma transparente e responsável, priorizando por atender as pessoas com deficiência intelectual e múltipla com qualidade e competência.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Apae Montenegro

RUA OLAVO BILAC, 585

CENTRO - Montenegro - RS

(51) 3632-6006

montenegro@apaers.org.br

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas