Institucional

Histórico

 

 

Na data de 21 de janeiro de 1982, após uma palestra  realizada pelo senhor  Arlindo o então presidente do Conselho  Executivo da APAE de Ribeirão Preto, surge o convite pelo mesmo aos rotarianos de  Morro Agudo   que se fundasse na cidade de Morro Agudo a APAE e se colocou à disposição para ajudar no processo.

                  Na data de 07 de março de 1982,  reuniram-se  na Câmara Municipal os Rotarianos de Morro Agudo, com as demais  autoridades do município, pessoas da comunidade local e representantes de outras APAES da região, para fundar oficialmente APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Morro Agudo tendo como missão de promover o bem-estar biopsicossocial e educacional das pessoas com deficiências, proporcionando o desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades, respeitando sua individualidade e garantindo seus direitos de cidadania.

                     Então formou-se a primeira diretoria da APAE, não tendo local para iniciar o atendimento, foi cedida uma sala na“ E.M.Profª Maria Amália Volpon  de Figueiredo “ denominada  Escola de Comércio, que era dividida por um armário, com uma cozinha, onde passou a funcionar a APAE de Morro Agudo, o atendimento se iniciou com 12 crianças  e era feito por uma psicóloga, uma professora e uma monitora.

                     Depois de várias reuniões realizadas para estruturar os atendimentos às pessoas com deficiência, no dia 14 de março de 1983, houve como pauta a indicação realizada pela Câmara Municipal do Vereadores  junto a prefeitura, de doação de um terreno para a construção da sede da APAE,  cuja doação  efetivou-se com a assinatura da  escritura de doação  pela Prefeitura Municipal de Morro Agudo  na data de  28 de julho de 1983, iniciando o processo de construção da Sede.

                     A APAE de Morro Agudo está localizada na Rua  Padre Mansueto n º 617 e ocupa uma área de 3.344.64 m2.

                     Em 10 de maio de 1985, oficializou o registro da Entidade no cartório e  a inauguração ocorreu na data de 10 de junho de 1985, iniciando assim as atividades na sede da Entidade.

                     Em 1998 a Escola de Educação Especial da APAE de Morro Agudo, foi autorizada a funcionar, e atualmente conta com a seguinte equipe: dois fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, uma psicóloga, uma assistente social, uma terapeuta educacional, dez professores, uma diretora administrativa e pedagógica, uma coordenadora pedagógica, um motorista e equipe de apoio composta por vários funcionários.

                     Todos com um único objetivo, que é o de promover um melhor atendimento que venha a se constituir como inclusivo.

                     Em 2015 através da portaria  PORTARIA Nº 1.044, DE 6 DE OUTUBRO DE 2015, foi habilitado o  CER - Centro Especializado em Reabilitação - compõe a Rede de Atenção Especializada da Pessoa com Deficiência de Morro Agudo e atua na Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual[1]e Física[2], visando a qualidade de vida e promoção da independência e autonomia dos usuários atendidos.

O atendimento Especializado ofertado no CER é executado por equipe multiprofissional que trabalha numa perspectiva interdisciplinar, considerando a individualidade e o impacto da deficiência sobre a funcionalidade do indivíduo. Os atendimentos prestados para a população atendida são nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, serviço social, nutrição e equipe médica nas áreas de ortopedia, neurologia, psiquiatria.

Os serviços são destinados a Região de Saúde Alta Anhanguera que abrange Morro Agudo, Orlândia, Ipuã, Sales Oliveira, Nuporanga e São Joaquim da Barra.

   O quantitativo de paciente/mês atendidos é de: 200 usuários/mês em Reabilitação Física e 200 usuários/mês em Reabilitação Intelectual.

O processo de Habilitação e Reabilitação prevê, além do atendimento da equipe multiprofissional, a participação da família, considerando a importância da mesma na atenção e no cuidado da pessoa com deficiência.

 O quantitativo de paciente/mês atendidos é de: 200 usuários/mês em Reabilitação Física e 200 usuários/mês em Reabilitação Intelectual.

O processo de Habilitação e Reabilitação prevê, além do atendimento da equipe multiprofissional, a participação da família, considerando a importância da mesma na atenção e no cuidado da pessoa com deficiência. 

 

 

Missão

 

Contribuir na transformação da vida das pessoas com deficiência e suas famílias.

Visão

 

Ser referência  no atendimento especializado nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde à pessoa com deficiência

Valores

 

Ética

Transparência

Excelência

Compromisso

Defesa de direitos

Apae Morro Agudo

Rua Padre Mansueto, 617

Centro - Morro Agudo - SP

(16) 3851-1996

[email protected]

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas