A noite de segunda-feira (07), foi de conhecimento e esclarecimento de dúvidas para os pais e responsáveis pelas crianças das turmas de Estimulação Precoce e Atendimento Educacional Especializado (AEE), da APAE Cocal do Sul. O projeto Escola de Pais chega como um instrumento a mais na garantia de direitos para as pessoas com deficiência (PCD). O encontro, que deve ser ampliado para as demais turmas e responsáveis, foi um sucesso em sua primeira edição, reunindo dezenas de representantes.
“Eu acho que foi uma ideia sensacional. Viu quantas dúvidas, quantos relatos sobre atendimentos e leis? É muito importante para todos os pais esclarecer essas dúvidas. Às vezes sabemos que existe a lei, mas chega lá e não funciona. Aqui, com a equipe reforçando o assunto, a gente entende e ganha força para lutar e cobrar o que nos cabe. Só assim garantiremos os direitos dos nossos filhos. Estou encantada com o projeto”, afirmou Daiane Alamine Eyng, mãe do aluno Lucas, de 4 anos.
Ellon Javan da Silva, ressaltou a importância das famílias que têm crianças com deficiência buscarem o atendimento da APAE e deixarem o preconceito de lado. “Quando temos um parente ou um filho com deficiência é que a gente entende a importância do trabalho da APAE”. Até o início do ano, ele não sabia da condição do filho, de dois anos, diagnosticado com autismo. “As famílias que precisam devem procurar o atendimento da APAE. Teve muita coisa que eu achei que não era direito, mas é, como a prioridade em filas no comércio e na saúde, desconto em veículos e outros. A cada reunião a minha mente se abre”, destacou.
Para Ellon, o que também encanta, é o amor que os profissionais sentem pelo trabalho que fazem. “É muito bonito. Isso nos traz alegria, sei que meu filho está sendo bem cuidado”, completou.
Os temas apresentados nesta primeira edição foram: direitos da pessoa com deficiência; inclusão escolar; cordão de girassol e a prioridade no atendimento às PCDs; BPC e pensão estadual; carteirinha e passe livre; e roda de conversa onde os pais puderam tirar todas as dúvidas e relatar experiências pessoais com relação aos temas.
“É de suma importância essas rodas de bate papo com os pais, esclarecendo e informando sobre os direitos da pessoa com deficiência. Existe muita desinformação jurídica, sobre os direitos que esses pais possuem para garantir qualidade de vida e humanização. Pais bem informados são sinônimo de famílias bem embasadas para garantir os direitos de seus filhos. Nós estamos aqui para fazer essa ponte, orientar e ajudar. Foi muito produtivo esse nosso encontro e com certeza dará muitos nortes para quem busca ajuda”, garante a advogada e uma das palestrantes do evento, Tairini Barbosa.
Apae Cocal Do Sul
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.