Com o objetivo de disseminar a conscientização acerca da prevenção de deficiências e, além disso, proporcionar momentos de lazer, descontração e informação, a APAE de Cocal do Sul lançou neste ano, o projeto "Intercâmbio da Prevenção". Idealizado pela equipe do Programa Prevenir, ele visou levar as turmas de uma escola municipal para dentro da realidade da APAE e os alunos da APAE para perto do ensino regular.
A escola selecionada foi a Demétrio Bettiol, onde alunos dos 7º anos matutino, e 7º e 6º ano vespertino puderam participar de atividades diversas junto aos alunos da instituição. "É comum a gente ver ações onde a APAE vai na escola palestrar, ou estudantes do ensino regular vão até as APAEs para acompanhar apresentações e palestras. A nossa vontade foi inovar fazendo com que as turmas trabalhassem juntas e vivessem a realidade escolar do outro", explica a psicóloga da APAE e coordenadora do Programa Prevenir, Laís Wasielevski.
Na terça-feira (22), nos períodos matutino e vespertino, as turmas foram divididas, onde uma parcela foi até a outra escola, enquanto os demais ficaram para recepcionar os visitantes. "Uma parte dos nossos alunos foi até lá, enquanto metade da turma selecionada deles veio até a APAE. Nesse intercâmbio, eles puderam conhecer os ambientes de cada lugar, participar de uma aula, fazer atividades juntos, produzir materiais referente ao tema da prevenção, além de saborear o lanche do dia junto aos anfitriões", destaca a coordenadora.
Para o estudante da Escola Demetrio Bettiol, Henrique Kanarec, de 11 anos, a experiência foi muito especial. "Eu queria que eles viessem sempre, porque eu gostei muito dessa atividade que a gente fez e eu acabei fazendo amizade com uma delas", contou. Henrique, fez amizade com Gladis, uma aluna da APAE, a qual ela acompanhou e mostrou cada detalhe do ambiente escolar em que estuda.
"Conheci pessoas novas. Eu não conhecia essa escola, pois nunca estudei aqui e foi bom ter uma experiência de dentro", afirmou o aluno da APAE, Arthur Abreu Becker, de 19 anos. Sentimento de felicidade também foi o da aluna apaeana, Ana Clara Mendonça Moretti, de 18 anos. "Nós visitamos a escola, fizemos atividades, fomos na informática fazer pintura e tudo", declarou animada.
Artes, biologia e português são as disciplinas que estão trabalhando o tema da prevenção de deficiências dentro do ensino regular. "A gente vê as crianças dessa faixa etária como as principais norteadoras para levar essas informações para amigos, familiares e são ótimas disseminadoras do tema. Por isso pensamos nessa ação conjunta com nossos alunos, para que conheçam como é, e possam acabar com o preconceito que a APAE sofre ainda através dos que não conhecem a nossa rotina", frisa Laís.
A Prevenção de Deficiências
No Brasil há um total de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos. Esse número representa 8,9% de toda a população brasileira a partir dessa idade. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022. E sabe o que é mais curioso? Dados da Organização Mundial da Saúde, revelam que 70% das deficiências poderiam ser prevenidas.
É por isso que "prevenção" é a palavra chave da Campanha Agosto Laranja, promovida pelas APAEs de todo o Brasil. Engajada na Campanha, a APAE de Cocal do Sul, organizou um cronograma especial para o mês de agosto, que compreende desde postagens de conscientização nas redes sociais oficiais da instituição, ações em laboratórios e comércio, terminando com uma linda ação na Praça da Igreja Matriz no dia 26 de agosto.
Ação na Praça
Para fechar com chave de ouro a programação do agosto laranja, a APAE preparou para este sábado, dia 26 de agosto, na Praça Coberta, no Centro de Cocal do Sul, um dia de conscientização. Das 8h30 às 11h30, uma equipe de profissionais da APAE, juntamente com outros apoiadores da causa, estarão na Praça conscientizando e informando a população sobre a importância da prevenção de deficiências.
Serão realizadas brincadeiras, atividades, panfletagem no comércio e orientações para famílias com dúvidas. Brinquedos infláveis estarão disponíveis gratuitamente para animar quem passar pelo local.
Apae Cocal Do Sul
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.