Uma série de vídeos curtos, postados em redes sociais, mas que tem uma causa muito especial: conscientizar sobre a importância da prevenção de deficiências. Essa é apenas uma das ações relacionadas ao tema, que a APAE Cocal do Sul vem promovendo durante o mês de agosto, que ganha a cor laranja em prol da causa.
Dois episódios já estão disponíveis: um breve resumo da ideia central da série, e os principais cuidados no pré-gestacional. "As pessoas às vezes não sabem, mas dados da Organização Mundial da Saúde, mostram que 70% das deficiências poderiam ser evitadas com cuidados simples, que vão desde a preparação para a gravidez, passando pela gestação, parto e o pós nascimento. É isso que queremos trazer como alerta e mostrar para toda a população", explica a psicóloga da APAE e coordenadora do Programa Prevenir, Laís Wasielevski.
Os vídeos podem ser conferidos no Facebook, Instagram e LinkedIn da APAE Cocal do Sul, e serão postados em dias intercalados até o final de agosto.
Além disso, a APAE entrou no clima laranja, e os alunos levaram o tema para as portas e hall de entrada da escola. "Uma das ações do mês, é a decoração laranja que toma conta da APAE. Cada turma decorou sua porta e juntos espalhamos a informação em cada cantinho da escola", destaca Laís.
Outra ação que destaca o tema na sociedade, é o lançamento do projeto "Intercâmbio da Prevenção". Idealizado pela equipe, ele visa levar as turmas de uma escola municipal para dentro da realidade da APAE e os alunos da APAE para perto do ensino regular. "Neste ano, selecionamos as turmas de 7º ano da Escola Demétrio Bettiol. Nos próximos dias 22 e 25 de agosto, realizaremos um intercâmbio entre os alunos de lá e de cá, para que possam trocar experiências, viver um pouquinho do mundo do outro e principalmente, quebrar preconceitos e conscientizar sobre o trabalho da APAE", enfatiza a coordenadora.
Na última terça-feira (15), a equipe responsável pelo Programa Prevenir, já esteve nas turmas que participarão do intercâmbio explicando sobre o projeto e passando as informações para que o tema já vá sendo trabalhado em sala de aula de forma multidisciplinar. "Artes, biologia e português serão as disciplinas que trabalharão o tema da prevenção. A gente sabe que a informação semeada, floresce e muitas vezes dá frutos. Esses estudantes vão aprender sobre isso, e levar para casa a informação, para o seu dia a dia, e pouco a pouco, a conscientização se espalha", finaliza Laís.
Apae Cocal Do Sul
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.