Você sabia que o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos? Esse número representa 8,9% de toda a população brasileira a partir dessa idade. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022. E sabe o que é mais curioso? Dados da Organização Mundial da Saúde, revelam que 70% das deficiências poderiam ser prevenidas.
É por isso que "prevenção" é a palavra chave da Campanha Agosto Laranja, promovida pelas APAEs de todo o Brasil. Engajada na Campanha, a APAE de Cocal do Sul, organizou um cronograma especial para o mês de agosto, que deve compreender desde postagens de conscientização nas redes sociais oficiais da instituição, até ações em escola municipal, laboratórios e comércio, terminando com uma linda ação na Praça da Igreja Matriz no dia 26 de agosto.
"Estamos planejando tudo com muito carinho para levar informação para as famílias, já que a prevenção deve começar lá no planejamento da gravidez, com consultas e exames; passando pelos cuidados durante a gestação, com a realização de acompanhamento médico e teste da mãe catarinense; até durante o parto e após o nascimento da criança", explica a psicóloga da APAE e coordenadora do Programa Prevenir, Laís Wasielevski.
Para acompanhar mais detalhes sobre o tema e as ações que serão realizadas, as redes oficiais da APAE são:
Apae Cocal Do Sul
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.