Cinoterapia: APAE Cocal do Sul inicia trabalho com cães terapeutas
Postado em: 23/06/2023 14:14:40

É de conhecimento popular que os cachorros têm a fama de melhor amigo do homem. Mas o que algumas pessoas ainda não sabem é que eles também podem ser grandes aliados nas terapias. Foi com base nesse conhecimento, comprovado cientificamente, que a APAE Cocal do Sul, implantou no final do ano passado o projeto de Cinoterapia, que tem por objetivo ajudar a promover o bem-estar físico, emocional, social e cognitivo dos pacientes.

Acompanhados de duas profissionais e com atividades determinadas, os cães terapeutas, Zack e Paçoca, já conquistaram espaço no dia a dia dos alunos do novo projeto. "Temos uma equipe multidisciplinar e técnica qualificada, que conta com profissionais da saúde, acompanhando o projeto e elaboração de atividades junto aos alunos. Além disso, nossa coordenação pedagógica e professores auxiliam em todas as atividades desenvolvidas junto aos cães da raça Labrador e Golden Retriever ", explica a profissional de educação física e umas das coordenadoras do projeto, Tatiane Koerich Mesquita.

Segundo estudos, a terapia com cães favorece a socialização dos alunos com deficiências e transtornos, estimulando o seu desenvolvimento de forma global. "Com as atividades propostas, nosso objetivo é o de proporcionar estímulos para os mais variados sentidos, desde o som do cachorro, a textura da pelagem, os comportamentos... Com isso estimulamos nos alunos funções motoras, linguagem funcional, repertório verbal e não verbal, disciplina, autocontrole, foco, concentração, afetividade, responsabilidade e muitos outros pontos", destaca a pedagoga e também coordenadora do projeto, Amanda Oliveira.

Os cães terapeutas, estão em fase de adestramento e treinamento para este tipo de trabalho. O processo de terapia é realizado em etapas, e inicia com o acolhimento dos alunos e uma conversa sobre a Cinoterapia. Livros, brinquedos, jogos, filmes, imagens e sons, são utilizados para trazer aos participantes o entendimento e o conhecimento sobre a espécie. Entender as inseguranças e desejos dos alunos, é uma etapa importante.

Após, é feito um momento de aproximação dos animais com os participantes, para se estabelecer uma relação de confiança entre cão terapeuta e paciente, para aí sim, dar início às atividades variadas que a terapia pode proporcionar. "Vai desde o carinho, as brincadeiras com os cães, até a própria responsabilidade de cuidar, passear com animal, alimentar e cuidar da higiene. Tudo vira uma atividade divertida e rica em sensações e aprendizado", completa Tatiane.

Participam do projeto, alunos com idade igual ou superior a dois anos de idade, devidamente matriculados na APAE Cocal do Sul, e que tenham termo de consentimento livre, assinado pelos pais ou responsáveis.

A APAE Cocal do Sul

 A APAE Cocal do Sul presta atendimento de saúde, social e educacional a cerca de 180 alunos. Atende pessoas com atraso no desenvolvimento global, transtorno do espectro autista e deficiência intelectual, que apresentam de forma geral, comorbidades motoras, cognitivas e comportamentais. Fundada em 21 de outubro de 1993, como Centro de Apoio Luzes do Amanhã (CALA), o local passou a ser APAE de Cocal do Sul em 25 de abril de 1998, iniciando suas atividades com alunos no dia 18 de março de 1999.

Fonte: Ana Paula Nesi - Assessoria de Imprensa APAE Cocal do Sul

Apae Cocal Do Sul

Rua Ambrosio Dalló, 1464

União - Cocal Do Sul - SC

(48) 3447-6059

[email protected]

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas