O diagnóstico precoce é fundamental para a qualidade de vida da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, orientar acerca do tema e conscientizar a comunidade sobre a condição e os direitos da população autista é um dos objetivos da APAE Cocal do Sul, com o evento que será realizado no município, na manhã do dia 1º de abril, sábado.
“A ação inicia na Praça da Igreja Matriz, às 8h30, onde os profissionais da equipe multiprofissional da APAE estarão disponíveis para tirar dúvidas e orientar a população sobre direitos e deveres, critérios de diagnóstico, intervenções, manejos comportamentais, inclusão social e escolar, e informações sobre os atendimentos prestados pela instituição”, explica a orientadora pedagógica da APAE, Carolina de Costa.
Na ocasião, haverá assessoria jurídica para as famílias, exposição de trabalhos realizados pelos alunos com TEA durante as aulas na APAE, brinquedos infláveis e pipoca para todas as crianças. “É um evento gratuito para toda a população. Queremos que as famílias sul-cocalenses estejam com a gente neste evento, já que falar sobre diagnóstico e respeito ao TEA, é algo que deve ser de interesse universal”, destaca a orientadora.
A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul, Assistência Familiar Cocal do Sul, Sicredi e Polícia Militar.
A hipersensibilidade sensorial, é uma das características apresentadas por algumas pessoas autistas, portanto, sons estridentes como buzinas, música alta e fogos de artifício, podem se tornar altamente incômodos para indivíduos com o transtorno. Pensando nisso, a APAE de Cocal do Sul está organizando uma carreata silenciosa para alertar sobre o assunto.
“Queremos que todos que tenham disponibilidade participem com a gente deste momento lindo para a conscientização ao autismo. Decorem seus veículos com balões, cartazes e tudo que for possível para chamar atenção ao tema. A única coisa proibida são gritos, buzinas e barulhos desnecessários que possam prejudicar os nossos autistas que estarão conosco nesse lindo ato”, explica Carol.
A carreata silenciosa contará com o apoio da Polícia Militar de Cocal do Sul. A partida ocorre às 11h, ao lado da Igreja Matriz. O trajeto passará pelos bairros Cristo Rei, Jardim Itália, Jardim Elizabeth, sendo finalizado no Posto Cocal.
Nem todos os transtornos que exigem algum suporte especial ou atendimento diferenciado são aparentes ou perceptíveis à primeira vista, por isso o Cordão de Girassol foi criado para identificar pessoas com deficiência oculta. O autismo, é uma dessas deficiências que garante o direito ao atendimento prioritário nos serviços.
No dia 1º de abril, profissionais da APAE estarão orientando a população acerca deste direito e também realizando o cadastro para confecção do cordão de maneira gratuita.
Apae Cocal Do Sul
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.