Institucional

Histórico

 

Em 01 de março de 1977 foi fundada na liderança de Thereza Arlinda Hughes Guerreiro e demais parceiros a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória da Conquista, sendo a primeira instituição conquistense voltada para o atendimento de  pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla do município.

A primeira instalação da entidade foi na Avenida Expedicionário, nº 215, Bairro Recreio. Na época os alunos matriculados eram divididos em três grupos de trabalho: Grupo 1: era voltado para crianças que pela primeira vez frequentavam a escola para passarem por um processo de formação de hábitos e socialização; Grupo 2: alunos em processo de desenvolvimento cognitivo por meio da alfabetização que frequentavam a escola no turno oposto, e o Grupo 3: alunos alfabetizados que avançavam no processo de aprendizagem.

Os alunos também participavam de atividades de psicomotricidade, artes, terapia ocupacional, formação de hábitos, atividade da vida diária (AVD), jardinagem, música e educação física.

Quatro anos depois de sua inauguração a Apae de Vitória da Conquista mudou de endereço e passou a funcionar na Rua Portugal, s/n. Só em 1990 a instituição foi transferida para a sua sede própria na Avenida Rosa Cruz, nº 135, Bairro Recreio onde funciona atualmente.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista – Ba (Apae/VC), filiada à Federação Nacional das Apaes, se caracteriza como uma sociedade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional com duração indeterminada. Podem ser citadas, a título de exemplo, algumas das deficiências atendidas pela Apae: Síndrome de Down, TGD-Autismo, Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla.

São aproximadamente 530 educandos com idade entre zero a 60 anos e seus familiares, divididos em dois turnos de atendimento. No matutino estão os educandos de 03 à 14 anos e no vespertino os que possuem idade superior a 14 anos, mais dois grupos de estimulação precoce com idade entre zero a 03 anos.

Fortificada pelos convênios que celebrou e vem celebrando com órgãos públicos e, pelas parcerias estabelecidas com empresas ou pessoas físicas, a Apae de Vitória da Conquista, embora não dispondo de recursos suficientes para uma tranquila e pronta manutenção de seus serviços, tem buscado honrar os compromissos assumidos com a comunidade conquistense na medida do possível.

A Instituição se mantém com verbas da Secretaria de Assistência Social (SAS), do Fundo Nacional de Assistência Social e Co-financiamento da SEDES, bem como a arrecadação de doações espontâneas da comunidade por meio da nossa Central de Doações.

Durante esses mais de 38 anos, várias modificações e ajustes foram executados no atendimento às pessoas com deficiência, sempre visando aproveitar os recursos disponíveis e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Assim, a Apae evoluiu junto com as concepções de mundo e de homem, acompanhando as mudanças paradigmáticas e adotando os ideais pedagógicos que mais beneficiassem seus educandos.

Já teve sob sua responsabilidade o atendimento a educandos com surdez/mudez e o teste do pezinho, ambos transferidos para instituições especializadas.

Em sua trajetória é marcante a participação da Apae na comunidade sob forma de campanhas de prevenção, no combate ao preconceito e a discriminação ou pleiteando conquistas em nome daqueles de quem se faz porta-voz.

É também digna de menção, a participação da comunidade na Apae de Vitória da Conquista, seja direta ou indiretamente, sob forma de doações, de serviços voluntários ou prestigiando os eventos nos quais a instituição participa ou promove. Assim, é intensa e contínua a parceria entre a Apae e a comunidade conquistense.

A Apae de Vitória da Conquista já foi palco de importantes eventos como: Congresso da Federação Nacional das Apaes; Show beneficente com o cantor Agnaldo Timóteo; Recebeu a Medalha de Ouro por sediar a V Olimpíada do Estado da Bahia; Encontros e Seminários diversos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2007 foi implantado o Projeto Terapêutico SUS, proporcionando aos educandos da Apae atendimento por uma equipe multiprofissional e multidisciplinar que utiliza métodos e técnicas terapêuticas específicas. Isso é possível devido a uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) através da portaria nº. 1635/6M em 12 de setembro de 2002. O convênio é uma inovação na cidade por se tratar de um atendimento direcionado às pessoas com deficiência intelectual e autismo. Atualmente o serviço é regulamentado pela Portaria GM 793 de 24 de abril de 2012.

A entidade oferece também transporte aos usuários e pais, efetivando a acessibilidade dos mesmos, a diversos espaços de integração e interação (Eventos Culturais de lazer e de esporte, passeios e apresentações de peças teatrais, do coral, de dança, capoeira, percussão em diferentes espaços da sociedade civil). Garantindo também o acesso aos serviços ofertados pela instituição aos cadeirantes e usuários mais comprometidos.

Cumprindo sua missão a Apae de Vitória da Conquista preocupa-se com a  dignidade humana, atendendo aproximadamente 530 usuários desde a estimulação precoce até a profissionalização, objetivando desenvolver as potencialidades da pessoa com deficiência, apoiando a família, além de promover atividades socioeducativas e profissionalizantes com os pais e/ou responsáveis dos usuários, com o objetivo de complementar na renda familiar, bem como capacitá-los para o exercício da cidadania e o desenvolvimento de cada potencial em particular.

A proposta pedagógica da APAE de Vitória da Conquista compreende que o processo educacional é parte fundamental e determinante na formação do cidadão e o seu desenvolvimento se dá desde infância nas possibilidades transformadoras e socializadoras da educação que propiciem independência, autonomia e auto-realização.

 

Serviços Oferecidos:

 -Defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla;

-Prevenção da incidência de deficiência;

-Assistência Social às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e seus familiares;

-Habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla;

-Serviço de acolhida e acompanhamento psicossocial da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla;

-Visita Domiciliar;

-Projeto Terapêutico SUS: A Apae de Vitória da Conquista numa parceria com o SUS/Secretaria de Saúde do município, através da portaria 1635/GM de 12 de setembro de 2002. Inicialmente é feito uma triagem por uma equipe multiprofissional para diagnosticar suas necessidades de atendimento, e em seguida são encaminhados para os procedimentos necessários. O Serviço é composto por: psicoterapia, neurologia, fonoaudiologia, fisioterapia, atendimento psicopedagógico, psicomotricidade e orientação familiar

 

Atividades Desenvolvidas:

-Estimulação Precoce;

-Estimulação Sensorial e Psicomotora;

-Educação Precoce;

-Pré-escola;

-Ensino Fundamental I;

 

Atendimento Educacional Especializado:

- Oficina de Linguagem;

- Oficina de Natureza e Sociedade;

- Oficina de Lógica;

- Oficina Terapêuticas Protegidas;

- Oficina Terapêutica Intensivas;

Oficina de Informática;

Brinquedoteca;

Centro de Convivência e Fortalecimento de Víncul1- Projeto

1- Arte e Movimento: o Projeto promove atividades Artísticas, Culturais e Esportivas por meio das oficinas de Canto Coral, Musicalização, Dança, Balé Infantil, Teatro, Percussão, Capoeira, Natação, Atletismo, Futsal, Academia ao Ar Livre;

2- Projeto Qualificar Para Incluir: Programa de Formação profissional da Apae de Vitória da Conquista:

- Oficina Profissionalizantes (Artesanato, Serigrafia, Corte e Costura e Culinária);  

- Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (Seleção, Treinamento, Encaminhamento, Acompanhamento);

- Loja Arte e Presente da APAE na qual comercializamos os produtos produzidos nas oficinas de Artesanato;

3- Clube de Pais;

4-  Eventos de promoção, divulgação da garantia de direitos dos nossos usuários e de aproximação entre os usuários, familiares e a comunidade:

- Dia da Família; Festa Junina; Pedágio da Apae; Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla; Semana de Artes; Confraternização Natalina, entre outros;

 

Diretoria Executiva 2014/ 2016

Presidente: Elza Santos Rodrigues de Freitas;
Vice-Presidente: Nanci de Castro Silva; 
1º Diretor Secretário: Valdelice Rocha Santos;
2º Diretor Secretário: Núbia Soares Ferreira Bastos;
1º Diretor Financeiro: Eron Lemos Xavier;
2º Diretor Financeiro: Maria Eunice Souza Trindade;
Diretor de Patrimônio: Janilde Novaes Franco Mota;
Diretor Social: Isabel Leite Sobrinho Mota,

 

Conselho de Administração

Maria Aparecida L. de Oliveira;
Maria Gessileide Soares dos Santos; Rosana de Jesus Costa;
Marta Fernandes Araújo;
André dos Santos Magalhães;
Romário de Jesus Alves

 

Conselho Fiscal – Efetivos

João Alberto Rodrigues;
Daniela Dias dos Anjos;
José Aroldo Santos de Oliveira


Conselho Fiscal Suplentes

Cleide Santos Lopes;
Rosalina de Melo Santos;
Irene Andrade Silva;

Procuradoria Jurídica:

Hélio Almeida Santos Júnior 
Lucas da Cunha Carvalho.

Autodefensores da Apae:

Ronaldo Brito Teixeira – TITULAR; 
Alexandre Oliveira Santana – SUPLENTE; Ana Lídia Santos Matos – TITULAR; Alessandra Xavier da Luz – SUPLENTE.


Missão

 

 

Regimento Interno/ Capítulo II, Art. 3º - Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações,prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidadede vida da Pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade mais
justa e solidária.

Valores

 

Regimento Interno/ Capítulo IV, Art. 5º - A Apae de Vitória da Conquista tem como valores o Profissionalismo, a Ética o Amor, a Dedicação, a Competência e o Companheirismo.

Apae Vitória da Conquista

CNPJ: 14.376.362/0001-96

Avenida Rosa Cruz, 000

Candeias - Vitória da Conquista - BA

(77) 2102-7100

[email protected]

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas