Histórico
Denominação: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Socorro – APAE
CNPJ: 49.593.825/0001-56
Natureza Jurídica: Associação Privada
Rua: Joana Reginato Sartori, 110 – Jardim Jussara
CEP: 13960-000
Cidade: Socorro/SP
Telefone: (19) 3895-1522 / (19) 3895-7820
Missão
A Escola de Educação Especial “Cidade de Socorro”, situada á Rua Joana Reginato Sartori, 110, Jardim Jussara, em Socorro, São Paulo, jurisdicionado à Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista, mantida pela Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais (APAE) de Socorro, CNPJ nº 49.593.825/0001-56, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança do Adolescente, reger-se-á pelo presente regimento. Esta Escola ministra o Ensino Fundamental a partir de 6 anos, referente aos anos iniciais, em um ciclo único, na modalidade de Educação Especial. A Escola foi criada pela Portaria 11/97 da DEBP, publicada no DOE de 29/09/1997.
A Escola de Educação Especial “Cidade de Socorro”, pertencente à mantenedora APAE de Socorro, compartilha e expressa em sua Proposta Pedagógica a missão, os valores e a visão da instituição.
Através de sua atuação escolar, contribui com a mantenedora na realização da sua missão: “promover o desenvolvimento integral e a melhoria da qualidade de vida de pessoas deficientes”.
Sua prática pedagógica deve espelhar os valores professos pela mantenedora, ou seja, as ações cotidianas de todos os agentes educacionais da Escola devem estar baseadas nas afirmações de que:
Portanto, a Escola de Educação Especial “Cidade de Socorro” pauta-se pelas seguintes linhas básicas expressas em seu Projeto Pedagógico.
Com o seu trabalho, a Escola de Educação Especial “Cidade de Socorro” quer possibilitar o desenvolvimento do potencial da pessoa com deficiência melhorando sua qualidade de vida. Espera, com isso, prepará-la para a vida afetiva, social e de trabalho.
Visão
OBJETIVO GERAL:
Promover, articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio a família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiências e à construção de uma sociedade justa e solidária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Expandir o trabalho de conscientização dos familiares de alunos sobre a importância da escola na vida de seu filho.
- Ter alunos mais envolvidos com a escola.
- Professores e funcionários terem memorizados os valores e a missão da escola.
- Aperfeiçoar as relações humanas no corpo docente, administrativo e operacional.
- Garantir o cumprimento das funções previstas no Art. 54 do Regimento e demais legislações vigentes.
- São objetivos desta Escola, além daqueles previstos na lei Federal nº9.394/96
-elevar, sistematicamente, as qualidades de ensino oferecido aos educando;
- formar cidadãos conscientes de seus deveres;
- promover a integração escola e comunidade;
- proporcionar um ambiente favorável ao estudo e ao ensino;
- estimular em seus alunos a participação bem como a atuação solidária junto a comunidade;
-assegurar oportunidades educacionais apropriadas aos jovens e adultos que não puderam efetuar estudos na idade regular;
-oferecer à pessoa com deficiência condições adequada para o desenvolvimento de seu potencial e sua integração e participação na sociedade bem como sua realização pessoal;
- Oferecer programas educacionais adequados, de acordo com o seu interesse, necessidades e possibilidades, abrangendo todos os aspectos que favorecerão desenvolvimento global do educando, visando sua integração, participação e realização pessoal no meio em que vive.
Valores
- Professores e funcionários refletem os valores e a missão da escola nas suas ações.
- Professores e funcionários refletem o relacionamento humano mais eficiente nas suas ações.
Prioridades:
- Autonomia social e pessoal do aluno.
- Desenvolvimento e instalação gradativa de condutas de trabalho no aluno: assiduidade, pontualidade, tolerância, iniciar e concluir tarefas no tempo previsto, responsabilidade pela produção combinada, compreensão e obediência às normas e hierarquia do local de trabalho, compreensão dos conceitos de qualidade e eficiência, demonstrarem iniciativa, demonstrar preocupação com condutas éticas, demonstrar preocupação com a higiene própria e do ambiente de trabalho.
- Exercício da cidadania pelo aluno com o conhecimento de seus direitos e deveres.
- Transferência pelo aluno de seu aprendizado em sala de aula para o seu cotidiano fora da escola, participando de outros grupos sociais e da rotina familiar.
Apae Socorro
CNPJ: 49.593.825/0001-56
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.