Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Foi fundada por pais que sentiram a necessidade de ter uma escola que pudesse atender seus filhos no município de Mauá. A esse grupo de pais juntou-se um grupo de amigos que foram em busca de um local onde pudesse ser instalada a APAE.

Conseguiram junto a um particular, Sr. Chafik Mansur Sadek, um terreno com um galpão, com área de 1780 m2, onde instalaram a Entidade em 28 de junho de 1970, e começou, então, o atendimento às pessoas com deficiência intelectual nos níveis educável (grau leve) e treinável (graus moderados e severos), no Jardim Zaíra onde funcionavam seis salas de aula e três oficinas pré – profissionalizantes, permanecendo no local até 1991.

A partir de 1992, a APAE de Mauá conseguiu, finalmente, sua sede própria na Av. Manoel de Nóbrega, 758, Capuava, onde pode ampliar seu espaço físico para treze salas de aula e seis oficinas e ainda os atendimentos especializados em Psicologia, Orientação Pedagógica, Fonoaudióloga, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Educação Musical e Serviço Social.

             A Entidade tem a capacidade de atendimento de 200 crianças em classes de escolaridade e 120 em oficinas, sendo os mesmos deficientes intelectuais e tem como objetivo básico proporcionar às pessoas com deficiência intelectual condições que favoreçam desenvolvimento de suas potencialidades, visando a sua aprendizagem, integração e independência.

Atualmente atende 285 alunos. A faixa etária atendida é a partir de 07 anos. Os alunos são agrupados, posteriormente à avaliação da Equipe Técnica de acordo com a faixa etária levando-se em conta o conteúdo cognitivo que cada criança possui.

Oferece salas de recursos, materiais e equipamentos adequados, com número reduzido de alunos em sala de aula e programas adaptados a diversidade e especialidade dos alunos.

O trabalho é realizado por professores habilitados conforme a legislação vigente, professor de Arte, Educação Física, instrutores e professores de acordo com o plano escolar anual, em espaços físicos e adequados.

Além do atendimento escolar o aluno conta com o apoio da equipe técnica da entidade, que os atende no contra turno, não só para a avaliação como também para tratamentos individuais e grupais de acordo com suas especialidades e orientação familiar.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

  • Garantir a sustentabilidade financeira com excelência de serviços de apoio especializado às pessoas com deficiência.
  • Fortalecer a rede de voluntários, parceiros e famílias.
  • Influenciar as políticas públicas do município.
  • Preferir pessoas com paixão pelo que faz.

Valores

 

  • Ética;
  • Defesa de direitos da pessoa com deficiência;
  • Respeito às diferenças;
  • Comprometimento com a missão;
  • Trabalho em equipe;
  • Eficácia;
  • Eficiência;
  • Profissionalismo.

11 4555-2611 - apaemaua@apaemaua.org.br
nas redes sociais