Deficiência Intelectual é tudo igual?
Postado em: 22/05/2025 06:56:10

Já conversamos sobre o que é a Deficiência Intelectual (DI), com uma visão geral desse tipo de desenvolvimento. Lembramos neste outro post aqui, entre os inúmeros fatores que podem causar a deficiência intelectual, que se destacam as alterações cromossômicas e gênicas.


Alterações cromossômicas e gênicas são desordens do desenvolvimento do embrião da criança e que podem ser expressas como outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro. A partir dessas alterações e distúrbios, podemos identificar como principais tipos de DI:


SÍNDROME DE DOWN

A Síndrome de Down ou Trissomia 21 é uma alteração genética que ocorre na formação do bebê, no início da gravidez. O grau de deficiência intelectual provocado pela síndrome é variável, e o coeficiente de inteligência (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40. A linguagem fica mais comprometida, mas a visão é relativamente preservada. As interações sociais podem se desenvolver bem, no entanto podem aparecer distúrbios como hiperatividade, depressão, entre outros.



SÍNDROME DO X-FRÁGIL

Condição genética causada por alteração na estrutura do DNA, no gene FMR 1 do cromossomo X. A gravidade varia de pessoa para pessoa. É comum que meninos tenham sintomas mais graves, sendo também frequente que a criança possa apresentar face alongada, orelhas grandes ou salientes. Pode-se verificar associação também ao autismo, além de uma ampla gama de dificuldades físicas, de desenvolvimento, comportamentais e emocionais, incluindo comprometimento ocular e comportamento social atípico, principalmente timidez. 



SÍNDROME DE PRADER-WILLI

Alteração genética rara, complexa e muito variável, sendo a principal causa genética de obesidade. No período neonatal, porém, a criança apresenta severa hipotonia muscular, baixo peso e pequena estatura. Com o crescimento, passam a se destacar também os sintomas comportamentais e sociais. Em geral a pessoa apresenta problemas de aprendizagem, regulação emocional e dificuldade para pensamentos e conceitos abstratos.


SÍNDROME DE ANGELMAN

Alterações no gene UBE3A estão ligadas a este espectro de distúrbios neurológicos raro que causa deficiência intelectual, comprometimento ou ausência de fala, epilepsia, atraso do neurodesenvolvimento psicomotor, andar desequilibrado, com as pernas afastadas e esticadas, sono entrecortado e difícil, alterações no comportamento, entre outras.


SÍNDROME DE WILLIAMS

A Síndrome de Williams-Beuren ocorre pela alteração no gene 7, afetando diversos sistemas, de forma variada e causando deficiência intelectual de leve a moderada. A pessoa costuma apresentar olhos bem separados, bochechas cheias e pesadas, com bocas largas, má oclusão dentária e voz rouca. Normalmente verifica-se atraso no neurodesenvolvimento, alterações oculares e cardíacas, hipertensão arterial, em contraste com um bom desenvolvimento da linguagem oral e na música.


ERROS INATOS DE METABOLISMO

Alterações metabólicas, em geral enzimáticas, que normalmente não apresentam sinais nem sintomas sugestivos de doenças. São doenças genéticas hereditárias, detectadas pelo Teste do Pezinho. Quando tratados adequadamente, podem prevenir o aparecimento de deficiência intelectual. Alguns achados clínicos ou laboratoriais que sugerem esse tipo de distúrbio metabólico: falha de crescimento adequado, doenças recorrentes e inexplicáveis, convulsões, atoxia, perda de habilidade psicomotora, hipotonia, sonolência anormal ou coma, anormalidade ocular, sexual, de pelos e cabelos, surdez inexplicada, acidose láctea e/ou metabólica, distúrbios de colesterol, entre outros.

 

Foto: Kampus Production:

Fonte: APAE/SBC

APAE SAO BERNARDO DO CAMPO

CNPJ: 67.180.091/0001-65

Rua Ângelo Dusi, 258

Centro - SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

(11) 2598-6851

[email protected]

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas