Primeiro de tudo, vamos falar sobre essa tal Síndrome de Down (SD).
A Síndrome de Down ou Síndrome da Trissomia 21 é uma condição causada por uma alteração cromossômica quando uma pessoa nasce com uma cópia extra do cromossomo 21. Isso pode causar uma variedade de alterações de desenvolvimento, podendo incluir deficiência intelectual, características físicas distintas e questões de saúde em diferentes níveis.
Você já viu datas que são menos comemorações e mais convites à reflexão e à ação? Esta é uma delas!
O 21º dia do 3º mês, ou seja, 21 de março, representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome de Down.
A data foi criada em 2006, a partir de Singapura, em uma ação da Síndrome de Down Internacional (DSi) para conscientizar a população sobre a síndrome e promover a inclusão social das pessoas com Down. A data passou a fazer parte das ações da ONU em 2012, mas logo mais falamos sobre isso.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que a incidência da condição seja de entre 1 em cada 1 mil nascidos vivos em todo o mundo.
A entidade ainda destaca que para a qualidade de vida e dignidade dessas pessoas, é essencial que se garanta o acesso adequado aos cuidados de saúde, aos programas de intervenção precoce, à educação inclusiva, bem como à investigação adequada - o que infelizmente, muitas vezes é negado no mundo. Muitas vezes são privados não apenas de direitos e oportunidades, mas também é frequente não terem permissão para tomar decisões sobre suas próprias vidas.
A conscientização é fundamental tanto para que seja possível o acesso ao cuidado precoce às crianças, quanto para que a inclusão possa ser real no mundo inteiro.
O Dia Mundial da Síndrome de Down começou como uma articulação global e registrando as ações de conscientização em um site. Para lançar uma ampla campanha para gerar apoio internacional e pleitear a adoção da data pela ONU, foi essencial o trabalho conjunto do Brasil e da Polônia, especialmente o Governo do Brasil e a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
A partir daí, grupos e associações de síndrome de Down ao redor do mundo fizeram campanha para que seus governos co-patrocinassem a resolução, além de realizarem uma petição internacional.
Assim, em apenas um mês, em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 21 de março como Dia Mundial da Síndrome de Down, com efeito a partir de 2012.
Sim! Todos os anos é escolhido um tema principal de conscientização para o Dia Mundial da Síndrome de Down. Em 2025, foi escolhido o tema das ações públicas de apoio e inclusão (“Melhorar os nossos sistemas de apoio” ou #ImproveOurSupportSystems).
A inclusão só acontece quando caminhamos juntos! Vamos construir um mundo onde todos tenham oportunidades, respeito e, acima de tudo, pertencimento.✨
🔹 “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!” 🔹
Na imagem abaixo temos uma tradução do site, mas podemos resumir como elementos de um bom sistema de apoio e suporte à inclusão:
Desenvolvimento, monitoramento e divulgação de leis, programas e pesquisas;
Favorecer acesso aos direitos sociais e de saúde, educação, cultura, trabalho, moradia e mobilidade;
Favorecer acesso a tecnologias assistivas e serviços de suporte;
Priorizar a autonomia e a decisão da pessoa com deficiência acerca de sua vida e suas necessidades.
Com acesso a cuidados e oportunidades ao longo da vida, as pessoas com Síndrome de Down podem viver uma vida plena, estudar, trabalhar e ter relacionamentos. Elas também podem participar de atividades esportivas, culturais e sociais. Claro que as pessoas com síndrome de Down e suas famílias precisam de apoio para viver e ser incluídas na comunidade, como todos os outros.
Mas importante: todos nós precisamos de apoio em algum momento e apoio é um direito humano fundamental que ajuda a tornar outros direitos possíveis!
O apoio que precisamos é diferente para cada um de nós, mas temos o direito a um apoio que atenda às nossas necessidades e nos dê escolha e dignidade.
Existem muitas maneiras de ajudar a promover a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down. Algumas coisas que você pode fazer incluem:
Aprender mais sobre a síndrome de Down;
Combater o preconceito e a discriminação;
Apoiar as pessoas com Síndrome de Down em seus objetivos;
Apoiar ações e entidades que apoiam as pessoas com Síndrome de Down e suas famílias;
Criar um ambiente inclusivo para todos.
🌍💛 Compartilhe essa mensagem e faça parte dessa rede de apoio!
Fontes:
Dia Mundial da Síndrome de Down
Tags:
#SíndromedeDown #DiaMundialDaSíndromeDeDown #T21 #InclusãoSocial #PcD #Educação
APAE SAO BERNARDO DO CAMPO
CNPJ: 67.180.091/0001-65
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.