Alunos e usuários concorrem à representação institucional em um projeto que desenvolve autonomia, protagonismo e cidadania.
A APAE de Caraguatatuba, por meio da Escola de Educação Especial Maria Auxiliadora, iniciou oficialmente o processo eleitoral dos Auto Defensores 2025, um projeto que estimula o protagonismo, a autonomia e a participação social dos alunos e usuários da instituição.
Os Auto Defensores têm um papel fundamental dentro e fora da escola: são responsáveis por representar seus colegas, defender direitos, apontar melhorias e participar ativamente das decisões que envolvem a rotina e a vida escolar. A eleição ocorre a cada três anos, fortalecendo o compromisso da APAE com a formação cidadã e com a inclusão social.
Neste ano, os candidatos são:
Thaila Cristina
Franciele Lopes
Romerson de Oliveira
Anderson Barbosa
O processo é organizado pelo setor de Serviço Social, que aposta na vivência prática como ferramenta de aprendizagem. A equipe envolvida inclui os assistentes sociais Elvis Ferreira e Letícia Oliveira, a psicóloga Beatriz Macedo e Matheus Freitas, publicitário responsável pelo setor de mídias sociais da instituição.
Além da importância da eleição em si, os profissionais decidiram proporcionar aos alunos uma experiência completa de participação democrática, aproximando-os do universo das campanhas políticas. Os candidatos puderam:
distribuir seus próprios santinhos;
apresentar propostas e ideias aos colegas;
realizar discursos;
participar simbolicamente de ações de campanha, como a criação de materiais visuais e sonoros.
Esses materiais foram produzidos pela equipe como apoio simbólico, mas toda a movimentação, apresentação, abordagem e engajamento partiram dos próprios alunos, reforçando o protagonismo e a autonomia que o projeto busca desenvolver.
A eleição dos Auto Defensores será realizada no dia 26 de novembro, reunindo alunos e usuários da escola em um momento de participação e cidadania.
Para acompanhar mais detalhes da eleição, acessar os materiais de campanha e conferir o jingle criado especialmente para o processo eleitoral dos Auto Defensores 2025, acesse o Instagram oficial: @apaecaraguatatuba.
Apae Caraguatatuba
CNPJ: 48.672.323/0001-58
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.