Nesta semana tivemos um bate-papo com orientações do setor de Psicologia, com os pais e responsáveis sobre SEXUALIDADE.
“A pessoa com deficiência intelectual, como qualquer outra pessoa, tem necessidade de expressar sua sexualidade. A falta de informações relacionadas à educação sexual pode levar a problemas de interação social e de construção de uma identidade social. Uma educação sexual adequada pode auxiliar as pessoas com deficiência intelectual a encontrarem formas
saudáveis de satisfazer seus impulsos, além de diminuir radicalmente os riscos de abuso sexual, comportamentos socialmente inadequados, gravidez indesejada e incidência de doenças sexualmente transmissíveis".
Conceitos básicos de autoproteção, intimidade e consentimento podem ser ensinados a crianças e adolescentes de qualquer idade. No entanto, há assuntos específicos e formas diferentes de abordá-los indicados para cada faixa etária, de acordo com seu estágio de desenvolvimento.
REFLITA O QUANTO É IMPORTANTE DEIXARMOS NOSSOS MEDOS/ PRECONCEITOS/ INSEGURANÇAS DE LADO. NOSSOS ASSISTIDOS PRECISAM A TODO MOMENTO DE ORIENTAÇÃO E NÓS SOMOS AS CHAVES PRINCIPAIS DE COMUNICAÇÃO E AUTOAJUDA PARA ELES.
Confira mais fotos no nosso Instagram @apae.varzea.
Fonte: Apae Várzea Paulista