APAE FREDERICO – 40 ANOS DE HISTÓRIA
Data: 22/03/2022
Evento: Fundada em 22 de março de 1982, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores, a APAE de Frederico Westphalen comemora hoje seu aniversário de 40 anos. No início foram tempos difíceis, pois além de não ter muitas referências em APAEs na nossa região, a Associação começou literalmente do zero. Num primeiro momento buscou-se informações de como seria uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, depois tentou-se alugar uma casa que serviria de sede/escola, mas não se obteve êxito. Até que, através da Delegacia de Educação, foi conseguido uma sala de aula na Escola Estadual Sepé Tiaraju, que por vários anos recebeu nossos alunos.
Em 1985 foi doada uma área de pouco mais de 4.000 m2, pertencente a Legião Brasileira de Assistência – LBA, sita à Rua Maurício Cardoso, nº 1600, Bairro Aparecida, onde encontra-se até hoje nossa sede.
No ano de 1986, através da secretária municipal de obras iniciou-se a terraplanagem do terreno. No dia 23 de agosto de 1986, durante a Semana do Excepcional, foi lançada a pedra fundamental da escola. No ano de 1987 foi escolhido o nome da escola como sendo ESCOLA LAÇOS DE TERNURA. A escola foi inaugurada no dia 18 de março de 1988, contando na época com aproximadamente 20 alunos.
No ano de 1997 foi iniciada a construção do ginásio de esportes. No dia 30 de maio de 1998, foi realizado um jantar dançante de inauguração do ginásio.
No ano de 2000 foi adquirida uma área de terras de 4 hectares, na Linha Faguense, com o objetivo de futura instalação de uma casa lar e também de um picadeiro de equoterapia, o qual iniciou seu funcionamento em 2002.
O ano de 2001 reservou para a APAE um dos maiores desafios de sua recente história. Entre os dias 14 e 17 de novembro a APAE foi sede da XIV OLIMPÍADA ESTADUAL DAS APAEs, considerado o maior evento esportivo do estado para a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Foram servidas nestes quatro dias mais de 8.000 refeições, a cidade recebeu mais de 1.000 pessoas, entre atletas, técnicos e professores que participaram do evento e cerca de 400 voluntários que auxiliaram nas mais diversas comissões formadas para que tudo corresse da melhor maneira possível.
No ano de 2009 a Apae se credenciou junto ao SUS para atendimentos em saúde, nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.
Atualmente a nossa APAE participa ativamente nos congressos, olimpíadas e festivais de cultura organizados, tanto pela Federação Estadual como pela Federal Nacional das APAEs.
Nossa instituição atende atualmente em três áreas: assistência social, saúde e educação, cabendo ressaltar que todos os serviços oferecidos pela APAE são totalmente gratuitos. Entre os serviços oferecidos destacamos: ensino fundamental (até a 5ª série), ensino de jovens e adultos-EJA, estimulação precoce para crianças recém nascidas e até 3 anos e 11 meses, atendimento educacional especializado–AEE, oficinas para as mães dos nossos alunos, equoterapia, hidroterapia, encaminhamento de benefícios de prestação continuada–BPC, orientação e visitas às famílias e atendimento na área da saúde nas especialidades de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
Neste ano a APAE se credenciou junto ao governo do estado para sediar um Centro de Referência Regional em Transtorno do Espectro Autista, onde serão atendidos os casos graves, severos e refratários dos 26 municípios que compõe nossa coordenadoria regional da saúde.
Desde as duas apresentações do Teatro Serelepe no Cine Teatro Jussara, em 18 de julho de 1985, passando por shows sertanejos, desfile de modas, almoços e jantares beneficentes, barracas para venda de bebidas e lanches em eventos diversos, rifas de veículos, campanha de associados, curso de dança, jantar do queijo, vinho e frios, jantar do peixe, café colonial, jantar dançante, jantar bingo, estacionamento Expofred, feijoadas, massa com galeto e calendários, fica o agradecimento a todos as pessoas que se envolveram de uma maneira ou outra nestas promoções, visando sempre o suporte financeiro para que a APAE conseguisse cumprir com seus objetivos sociais.
Neste dia especial, fica o nosso agradecimento à toda comunidade frederiquense, aos pais dos nossos mais de 160 usuários, aos clubes de serviço e universidades pelas parcerias, às empresas que sempre estiveram ao nosso lado, o apoio da igreja, a disponibilidade de todos os integrantes das diretorias ao longo destes 40 anos e dos nossos quase 30 colaboradores que não medem esforços para melhor atender os nossos usuários e suas famílias.
A todos o nosso muito obrigado.