Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, é uma grande rede constituída por pais, amigos, Pessoas com Deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras - públicas e privadas, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade.

A Fenapaes - Federação Nacional das Apaes,  é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal e certificada como beneficente de assistência social; de caráter cultural, assistencial e educacional, que congrega como filiadas atualmente mais de 2.200 Apaes e 25 Federações, que compõem o movimento apaeano, tendo como missão institucional promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o Movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

A Feapaes- Federação das Apaes do Estado  é uma associação civil, beneficente  de assistência social, de assessoramento, de defesa e garantia de direitos com foco no fortalecimento do movimento social da Pessoa com Deficiência, formação e capacitação de lideranças, defesa, efetivação e construção de novos direitos,  promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nas áreas da educação, saúde, esporte, cultura, formação do trabalho,  estudo e pesquisa,  sem fins lucrativos e de fins não econômicos, com duração indeterminada. 

A APAE Igrejinha foi fundada no dia 27 de novembro de 1980, a partir da mobilização de familiares de Pessoas com Deficiência e mais algumas pessoas da comunidade, que buscavam um espaço para seus filhos serem educados ou receberem um atendimento específico na área de saúde e lutar por seus direitos na perspectiva da inclusão social.

Hoje atua nas áreas de assistência social, saúde e educação, sendo mantenedora da Escola de Educação Especial Raio de Luz, que atende as modalidades:

Educação Infantil 4 e 5 anos

Anos iniciais do Ensino Fundamental

EJA Anos Iniciais

Missão

 

Promover e articular ações de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAES, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

Visão

 

Movimento de pais, amigos e Pessoas com Deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

51 3545 1580 - igrejinha@apaers.org.br
nas redes sociais