Foi sancionado pelo prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro (MDB), o projeto de Lei nº 121/2018 que garante o atendimento prioritário de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. A nova legislação, que passou a vigorar em 16/06, obriga estabelecimentos públicos e privados da cidade a incluírem o símbolo mundial da conscientização do autismo nas placas de atendimento preferencial.
O projeto que se tornou Lei é de autoria do vereador Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, e foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Câmara em duas discussões e votações.
“Essa Lei vai beneficiar diretamente a pessoa com autismo. Esse público não deve esperar em uma fila comum, como ocorre muitas vezes, pois essa situação pode deixá-lo impaciente ou até agressivo devido à ansiedade”, explica Paraíba Car. “Nesse sentido, a inclusão do símbolo vai ajudar a garantir o direito de atendimento prioritário e ainda conscientizar a população sobre a importância da inclusão”, complementou.
Com a determinação, estabelecimentos como supermercados, bancos, restaurantes, farmácias e prédios públicos, entre outros, passarão a ser obrigados a sinalizar o atendimento preferencial de autistas com a inclusão, na placa de atendimento prioritário, da fita de quebra-cabeças colorida, que simboliza a complexidade e mistério do autismo.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento. Frequentemente apresenta severos prejuízos aos seus indivíduos, representando um grande problema de saúde pública nacional. Estima-se cerca de 2 milhões de pessoas tenham autismo no Brasil.
CAMINHADA
O Grupo de Apoio a Pais de Autistas de Arujá (GAPAA) desenvolveu no último sábado (16/06) a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo na cidade. O evento contou com o apoio e presença de diversos membros do Legislativo arujaense.
Por sua página oficial nas redes sociais, o movimento exaltou a participação dos vereadores Paraíba Car, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), o Luiz Fernando, Renato Bispo Caroba (PT), o Renato Caroba, Ana Cristina Poli (PR), a Ana Poli, Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, e Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino.
Fonte: http://camaraaruja.sp.gov.br/agora-e-lei-simbolo-de-autismo-devera-constar-em-placas-de-atendimento-