Estimulação Precoce visa possibilitar ao indivíduo desenvolver-se em todo o seu potencial. Quanto mais imediata for a intervenção, preferencialmente antes dos 3 anos de idade, maiores as chances de prevenir e/ou minimizar a instalação de padrões posturais e movimentos anormais
Até os três anos de idade é uma fase em que a criança tem maior resposta a estímulos.
A estimulação precoce baseia-se em exercícios que visam o desenvolvimento da criança de acordo com a fase em que ela se encontra. Assim, implementa-se um conjunto de atividades destinadas a proporcionar à criança, nos primeiros anos de vida, o alcance do pleno desenvolvimento.
Na APAE de Arujá foi criado um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de ambos os sexos, que apresentem atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor por fatores presentes no pré-natal, Peri natal e pós-natal como: doenças da infância (meningite), além de traumatismos, microcefalia, prematuridade, problemas genéticos e transtorno do espectro autista.
O atendimento é prestado de forma multidisciplinar através de atividades individuais e de grupos, visando à reeducação das funções cognitivas, sensoriais e sociais, possibilitando aos mesmos uma melhoria da qualidade de vida e um grau de funcionalidade particular, com objetivo de prevenir, habilitar, reabilitar, visando o desenvolvimento pleno da pessoa com deficiência intelectual e sua família e futuro encaminhamento a outros serviços oferecidos no âmbito de seu território, caracterizando a inclusão social sempre que possível.
Monica Del Vale
Crefito 3/43065-F
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.