O mês de setembro é oficialmente reconhecido como o Setembro Verde, um período dedicado à intensificação das ações e debates em prol da inclusão social das pessoas com deficiência.
O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, segundo estimativas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na última Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022.
Das quase 19 milhões de pessoas com deficiência, 10,7 milhões são mulheres, o que representa 10% da população feminina no país. Enquanto isso, são 7,9 milhões de homens, 7,7% da população masculina.
E neste mês, a APAE de São Vicente, instituição referência na promoção da inclusão, realiza sua tradicional caminhada em prol da causa. Este evento emblemático, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, está marcado para esta quinta-feira, dia 21 de setembro, dia em que é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Este foi o dia escolhido para falar sobre a causa porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores, fenômeno que representaria o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.
A caminhada da APAE São Vicente, que será aberta ao público, terá início às 9h. O ponto de encontro será no Píer dos Namorados, na Praia do Gonzaguinha, e todos estão convidados a vestir verde em apoio a esta causa tão significativa.
O percurso da caminhada seguirá em direção à Praça Tom Jobim, onde serão realizadas atividades com os alunos, promovendo não apenas uma jornada física, mas também um momento de reflexão sobre a importância da inclusão social.
Apae São Vicente
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.