FEAPAES-SP realiza curso sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (
Postado em: 24/07/2023 12:12:17

Nos dias 20 e 21 de julho a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Vicente foi a casa de uma importante capacitação para todos os profissionais das APAEs do Estado de São Paulo. A ideia é falar sobre a aplicabilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e discutir sobre o avanço do conceito de deficiência e todo o atendimento para essas pessoas.

 

“Estamos junto com os conselhos e APAEs da região, para falar sobre esse assunto tão importante, usado de maneira complementar a CID, contando com a presença do Conselho ABCDMRR, o Conselho Litoral Sul Vale do Ribeira, o Conselho Alto do Tietê e Litoral Norte e também com o Conselho Vale do Paraíba e Litoral Norte”, afirma Marisa Garcia Lucas, facilitadora da ouvidoria da Federação das APAES do Estado de São Paulo, localizada em Franca.

 

Mas o que é a CIF?

Criada no ano de 2001 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é uma ferramenta fundamental para compreender a saúde de forma holística, considerando não apenas as condições físicas, mas também os aspectos psicológicos, sociais e ambientais que influenciam a funcionalidade de uma pessoa.

 

Sua aplicação permite o desenvolvimento de intervenções mais eficazes, a comparação entre populações e a formulação de políticas de saúde mais abrangentes e inclusivas. Assim, é uma peça-chave no avanço dos cuidados de saúde e na promoção da qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.

 

Juliana Rodrigues Sigolo, psicóloga que está ministrando o curso, afirma que o principal objetivo é capacitar os profissionais da rede apaeana para entender e trabalhar com a CIF, atendendo critérios legais hoje pela Lei Brasileira de Inclusão, quando se fala em avaliação da deficiência.

 

“Tem que ser uma avaliação biopsicossocial, porque hoje ela tem que ser multi e interdisciplinar, pautada na CIF para que os profissionais tenham o conhecimento e saibam aplicá-la no dia a dia quando fizerem a avaliação dos usuários atendidos em toda rede apaeana”, enfatiza.

 

Sobre a APAE SÃO VICENTE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Vicente (APAE SV) é uma entidade filantrópica historicamente contextualizada com seu compromisso em favor da Defesa e Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual, seguida da prestação de serviços voltados à sua emancipação e inclusão social.

 

Desde a sua fundação em 10 de março de 1988, a entidade tem colocado toda sua estrutura organizacional e humana voltada ao atendimento de qualidade, por meio de programas de prevenção, intervenção interdisciplinar, escolaridade, habilitação, reabilitação, moradia assistida e inclusão do deficiente intelectual no mercado de trabalho, em diversas empresas do litoral.

 

Além de oferecer orientação à comunidade, a APAE realiza atendimento especializado sistemático a bebês, crianças, adolescentes e adultos, totalizando um número mensal de 400 usuários e suas famílias, em grande parte carentes.

 

Conta com  uma equipe especializada nas áreas médica, da psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, assistência social, pedagogos e cuidadores, que atuam no Ambulatório de Saúde, na Escola de Educação Especial APAE de São Vicente, no Centro de Atendimento Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Residência Inclusiva "Lar Vivenda Feliz" e em Programa de Treinamento para Colocação no Mundo do Trabalho.

Fonte: Apae

Apae São Vicente

Rua Feliciana Marcondes da Silva, 205

Catiapoã - São Vicente - SP

(13) 3467-7828

[email protected]

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas