Histórico
Em 28 de julho de 1984 foi fundada a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE INDIAPORÃ, que surgiu da necessidade em atender portadores de deficiência desta comunidade.
Trata-se de uma entidade Filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional sem fins lucrativos, constituída sob forma de Sociedade Civil de Direito Privado.
Seu trabalho consiste na busca permanente de proporcionar um atendimento de qualidade a pessoa com deficiência e seu objetivo é tornar melhor as condições de vida, principalmente assegurar-lhes o desenvolvimento de suas potencialidades e o direito do cidadão.
Assim a entidade se dispõe a manter esse atendimento, uma vez que é a instituição de referência para atender os portador des deficiência residentes nos municípios de Indiaporã, Mira Estrela e Ouroeste.
A Apae de Indiaporã atende atualmente 35 educandos na faixa etária de 06 a 50 anos, sendo 20 conveniados com a Secretaria de Estado da Educação.
Trabalhamos com os Programas de Estimulação Precoce, Educação Física, Educação Artística e Profissionalizante, preparando esses individuos para a vida social.
A Entidade tem como modalidades na educação: a Estimulação Precoce e a Alfabetização. Embora diferenciados, os serviços educacionais especiais não podem se desenvolver isoladamente. Integram–se em uma estratégia global de educação. Apoiando o processo de aprendizagem, orientando o professor quanto aos procedimentos relativos à dinâmica da sala de aula e da rotina escolar.
As medidas adaptativas nos níveis trabalhados são realizadas pelo professor e destinam-se, principalmente, à programação das atividades da sala de aula. Focalizam a organização e os procedimentos didático-pedagógicos e destacam como fazer a organização temporal dos componentes, dos conteúdos curriculares e a coordenação das atividades docentes, de modo que favoreça a efetiva participação e integração do aluno, bem como sua aprendizagem.
As atividades são realizadas de várias formas, com diferentes tipos de execução, envolvendo situações individuais e grupais cooperativamente, favorecendo comportamentos de ajuda mútua.
Os resultados esperados aos professores assegurem:
Ultrapassar o conceito de conteúdos, concebendo que o conhecimento é construído respeitando os pilares: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a conviver.
A compreensão da relação de aprendizagem dialógica com a capacidade de trabalhar em equipe.
Assim, todos os alunos devem sentir-se seguros dentro de um meio, onde as diferenças individuais e as necessidades especiais sejam respeitadas e os conteúdos sejam adequados às possibilidades de rendimento de cada aluno.
Missão
· Contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência na sociedade;
· Contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e multipla à sociedade;
· Envolver e prestar apoio às famílias dos clientes, no âmbito de nossas competências e objetivos;
· Prestar apoio à rede escolar no sentido de facilitar e estimular a inclusão dos clientes;
· Envidar esforços para a obtenção dos recursos financeiros demandados pela instituição
Visão
Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa dos direitos e prestação de serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde
Ser uma Instituição íntegra, reconhecida como referência na qualidade dos serviços prestados à sociedade, atuante na prevenção das deficiências, conscientizadora das potencialidades e facilitadora na inclusão social das pessoas com necessidades especiais.
Apoiar as instituições, empresas e órgãos governamentais, dentro da sua missão institucional, mantendo estrutura física adequada e profissionais qualificados.
Valores
Prevenção e tratamento das deficiências intelectual e múltipla, consciência das potencialidades e facilitadoras na inclusão social de nossos assitidos e familiares, com as pimicias da:
· Qualidade
· Organização
· Ética
· Transparência
· Trabalho em Equipe
· Solidariedade
· Responsabilidade
Apae Indiaporã
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