Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rincão – APAE é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e mantém parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal. É constituída por uma presidência, direção, corpo docente, corpo técnico administrativo, serviços especializados, serviços gerais, voluntariado e autodefensores. É filiada à Federação da APAES do Estado de São Paulo, e também à Federação Nacional das APAES.

A fundação da APAE Rincão ocorreu em 13 de março de 1977, pelas mãos e dedicação de Lélia de Souza Meirelles, Maria Nilda Ronchin, Wilson Mazolla e Antonio Pinto. Já em março de 1998, a Escola de Educação Especial Lélia de Souza Meirelles foi criada e começou a atender nossos alunos.

Atualmente nossa APAE atende 44 crianças, jovens e adultos, entre alunos e usuários, que são moradores de Rincão, Motuca e Santa Lúcia.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços de qualidade, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e com necessidades educativas especiais, visando a construção de uma sociedade solidária e inclusiva.

Visão

 

Ser excelência e referência no país na defesa de direitos e prestação de serviços, atuando como Movimento de Pais e Amigos das Pessoas com Deficiências e com Necessidades Educacionais Especiais.

Valores

 

- A pessoa com deficiência é a razão de ser da Instituição, sendo prioridade nas suas ações;

- Inovação,pioneirismo, motivação, planejamento e educação continuada da equipe são indispensáveis para o processo contínuo de desenvolvimento e crescimento e crescimento da APAE;

- Empoderamento de usuários e famílias;

- Busca de excelência;

- Inclusão social;

- Busca de autossustentação;

- Trabalho e parceria.

 

PRINCÍPIOS:

- ÉTICA;

- TRANSPARÊNCIA;

- EQUIDADE-JUSTIÇA;

- EFICÁCIA;

- PERSEVRANÇA;

- COMPROMETIMENTO;

- RESPEITO AO INDÍVIDUO/HUMANIZAÇÃO, VISÃO HOLÍSTICA E RESPEITO ÀDIVERSIDADE.

 

FILOSOFIA:

Inclusiva/Transformadora

(16) 3395-1597 - apae.rincao@gmail.com
nas redes sociais