Histórico
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rincão – APAE é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e mantém parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal. É constituída por uma presidência, direção, corpo docente, corpo técnico administrativo, serviços especializados, serviços gerais, voluntariado e autodefensores. É filiada à Federação da APAES do Estado de São Paulo, e também à Federação Nacional das APAES.
A fundação da APAE Rincão ocorreu em 13 de março de 1977, pelas mãos e dedicação de Lélia de Souza Meirelles, Maria Nilda Ronchin, Wilson Mazolla e Antonio Pinto. Já em março de 1998, a Escola de Educação Especial Lélia de Souza Meirelles foi criada e começou a atender nossos alunos.
Atualmente nossa APAE atende 44 crianças, jovens e adultos, entre alunos e usuários, que são moradores de Rincão, Motuca e Santa Lúcia.
Missão
Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços de qualidade, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e com necessidades educativas especiais, visando a construção de uma sociedade solidária e inclusiva.
Visão
Ser excelência e referência no país na defesa de direitos e prestação de serviços, atuando como Movimento de Pais e Amigos das Pessoas com Deficiências e com Necessidades Educacionais Especiais.
Valores
- A pessoa com deficiência é a razão de ser da Instituição, sendo prioridade nas suas ações;
- Inovação,pioneirismo, motivação, planejamento e educação continuada da equipe são indispensáveis para o processo contínuo de desenvolvimento e crescimento e crescimento da APAE;
- Empoderamento de usuários e famílias;
- Busca de excelência;
- Inclusão social;
- Busca de autossustentação;
- Trabalho e parceria.
PRINCÍPIOS:
- ÉTICA;
- TRANSPARÊNCIA;
- EQUIDADE-JUSTIÇA;
- EFICÁCIA;
- PERSEVRANÇA;
- COMPROMETIMENTO;
- RESPEITO AO INDÍVIDUO/HUMANIZAÇÃO, VISÃO HOLÍSTICA E RESPEITO ÀDIVERSIDADE.
FILOSOFIA:
Inclusiva/Transformadora