Visita do Promotor e Juiz no setembro verde
Data: 16/11/2021
Evento: Nesta tarde de sexta-feira, 24 de setembro, na sede da APAE de Miguelópolis, a presidenta Alcídia Aparecida Esteves, recebeu o promotor Justiça, Fernando Chiozzotto e o juiz da Comarca de Miguelópolis, Daniel Diego Carrijo. Estiveram presentes também a primeira-dama Nara Aparecida Peraro Miguel, Cleide Aparecida (Assistência Social), a ex-presidenta da APAE, Maria Tereza, pais, alunos e funcionários da entidade.
Setembro também tem o verde da esperança para a importância das iniciativas. A cor foi escolhida devido ao verde remeter à esperança e a data coincidi com o Dia da Árvore, que representa o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições além de ser o mês que inicia a primavera, provocando a acessibilidade e inclusão em todos os aspectos. A campanha trata do setembro verde inclusivo, criada pelos movimentos sociais em 1982, tendo o dia 21 como dia nacional da luta das Pessoas com Deficiência. O objetivo é dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência, denunciando assim a falta dessa inclusão. Esse é um movimento de conscientização para ajudar a pessoa com deficiência a superar a barreira social e para alertar os governantes e sociedade civil sobre a necessidade de se fazer cumprir a Lei nº 13.146, que institui a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência), aprovada pelo Congresso Nacional em 2015. Durante todo o mês de setembro as associações de pais e amigos de excepcionais (APAE) de todo o pais realizam palestras, convenções e debates sobre inclusão social.
A presidenta da APAE, Alcídia Esteves falou da importância da campanha, agradeceu a presença ilustre do juiz e do promotor. Os alunos cantaram a música "Depende de Nós" - Balão Mágico, com cartazes com dizeres sobre a campanha.
O promotor de Justiça, Fernando Chiozzotto agradeceu o convite, pediu desculpas por não ter conhecido a sede da entidade antes, disse que o importante é incluir todo mundo nessa busca por melhorias e parabenizou o trabalho da entidade junto as crianças.
O juiz Daniel Carrijo falou das boas instalações da APAE, disse que conhece o trabalho da entidade, acompanhou o trabalho da APAE de Franca, falou da importância da inclusão, da importância do judiciário estar ali naquele momento. Doutor Daniel também afirmou não saber por quanto tempo estará na Comarca, mas estão fazendo o melhor juntamente do MP, o que depender deles será feito.
A coordenadora da APAE, Adalgisa Guimarães agradeceu a presença de todos, falou da importância da presença do juiz, do promotor e de toda a sociedade. Adalgisa falou do grande trabalho da Maria Teresa frente a APAE e também da atual presidenta Alcídia.
A primeira-dama, Nara Aparecida Peraro Miguel, justificou a ausência do prefeito Naim, elogiou a gestão passada na pessoa da Maria Teresa e citou os desafios da Alcídia e toda sua equipe. Nara deixou claro que a prefeitura está de portas abertas a todos, citou a secretária de Educação Joelcy Rita dos Passos, ela cobra resultados, é uma pessoa firme. Pediu que a equipe da APAE vá atrás de mais alunos, pois, o espaço ali está de acordo e pode ter mais alunos.
A ex-presidenta da APAE, Maria Teresa falou da importância e dos desafios enfrentados ali na APAE, agradeceu a justiça, em nome do promotor e do juiz. Agradeceu aos funcionários, falou dos momentos vividos ali ao lado de sua equipe, da importância da inclusão social e desejou muita sorte a Alcídia.