Uma expressiva conquista para a Federação das APAEs do Estado de São Paulo, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou, em 09 de maio, que a entidade foi cuidadosamente selecionada para integrar a delegação brasileira na 17ª edição da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP) juntamente com mais 22 entidades. Anna Paula Feminella liderará delegação brasileira na conferência da ONU sobre Direitos da Pessoa com Deficiência
Agendado para os dias 11 a 13 de junho de 2024, em Nova York, nos Estados Unidos, esse evento internacional destaca-se pela sua importância e impacto global. A seleção da FEAPAES/SP foi resultado de um criterioso processo de seleção, ressaltando sua destacada atuação na COSP17, sua inegável representatividade nacional e sua abordagem interseccional.
A participação brasileira se inicia na próxima segunda-feira (10), com um fórum com a sociedade civil. Na terça (11) acontece a abertura oficial do evento, com discursos das autoridades, eleição do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD e debates gerais, além do lançamento da Plataforma de Compromissos para a Cúpula Global sobre Deficiência 2025.
Nos dias 12 e 13 de junho, a delegação brasileira participa de três mesas redondas temáticas: “Cooperação internacional para promover inovações e transferências tecnológicas”; “Pessoas com deficiência em situações de risco e emergências humanitárias”; e “Cooperação internacional para promover inovações e transferências tecnológicas”.
Esta é uma conquista histórica alcançada pela Federação das APAEs do Estado de São Paulo pois esta escolha, demonstra a seriedade, o compromisso e a representatividade da entidade, garantindo uma presença de alto nível e engajamento nas discussões da conferência internacional. A participação ativa da FEAPAES-SP nessa conferência desempenhará um papel crucial na promoção dos direitos das pessoas com deficiência, enriquecendo os debates com uma perspectiva valiosa e contribuindo significativamente para garantir políticas verdadeiramente inclusivas e sensíveis às necessidades desse público.
A UNCAC, único tratado multilateral anticorrupção internacional juridicamente vinculativo, estabeleceu a COSP como uma plataforma vital para facilitar o intercâmbio de informações entre os países e formular recomendações para aprimorar a Convenção e sua aplicação.
A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em consonância com a decisão da Comissão de Seleção, conforme estabelecido pela Portaria nº 18, de 12 de abril de 2024, divulgou o resultado final do Edital nº 2/2024 de Chamamento Público, ressaltando a significativa contribuição da FEAPAES/SP para a representação brasileira na COSP/CDPD, um feito sem precedentes que evidencia o compromisso da entidade com a promoção dos direitos humanos e da igualdade.
Fonte: https://revistafeapaes.anchorbrasil.com.br/federacao-das-apaes-do-estado-de-sao-paulo-e-selecionada-