Institucional

Histórico

 

 O Centro Integrado de Educação Especial Fênix, é fruto da união da comunidade gasparense, da classe empresarial e do Poder Público Municipal, que juntos não mediram esforços para criar em Gaspar um espaço onde as crianças e adultos com deficiência pudessem estudar e se desenvolver. 


 Em 1983 surgiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Dois anos após, foi fundada a Escola Especial, um espaço onde as pessoas com deficiência poderiam estudar e ter um acompanhamento médico e psicológico. 


 As atividades começaram em março de 1985, com apenas 23 alunos. No primeiro ano de funcionamento, os alunos recebiam atendimento de um médico, uma assistente social, uma psicóloga, cedida pela APAE de Blumenau, e uma pedagoga. O espaço era pequeno, três salas de aula e banheiros especiais, por isso logo que iniciaram as atividades, também iniciou a luta por uma sede própria. 


 Com o inicio das atividades da Escola Especial e com a divulgação dos trabalhos voltados aos excepcionais, às famílias foram conscientizando-se e entenderam a importância de promover a socialização das pessoas com deficiência. 

 Com o número de alunos crescendo, houve a necessidade de uma nova sede. E em 1992 a nova sede foi inaugurada.  

 

 Em 2000, a escola passou por uma ampla reforma, com novas construções e diversas modificações, que resultaram na construção de mais salas e novos espaços para as atividades como fisioterapia, educação física, equoterapia, entre outras atividades. 


 Em 2001, passou a se chamar Centro Integrado de Educação Especial Fênix.  

 

 Em 2010 o maior sonho da Instituição se tornou real. Com o apoio de toda a comunidade gasparense foi construído o complexo educacional e esportivo da Apae. Trata-se de uma estrutura de dois mil metros quadrados que dispõe de estacionamento, praça para recreio e lanche dos alunos, salas de aula, oficinas laborais, banheiros adaptados, vestiários, fraldário, piscina com aquecimento solar, palco para apresentações, e uma quadra poliesportiva.

 

 Para assegurar a educação e o desenvolvimento dos alunos, atuam no Centro, professores, assistente social, médico psiquiatra, neurologista, neuropsiquiatra, clínico geral, psicólogo, fonoaudióloga, fisioterapeutas e terapeuta ocupacional. 


 Atualmente a Escola garante com qualidade o atendimento de trezentos e trinta alunos matriculados. 

Missão

 

 APAE tem como missão lutar em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, dar apoio às suas famílias e oferecer um atendimento especializado que atenda suas especificidades.

Valores

 

• Ética nas relações e no exercício das atividades;


• Respeito à diversidade humana;


• Promoção do exercício da cidadania;


• Busca constante da excelência nos serviços, produtos e resultados;


• Comprometimento com a causa.​​

 

ATIVIDADES OFERECIDAS


Programa Pedagógico


O programa pedagógico inclui diversas modalidades de ensino com turmas de educação infantil, ensino fundamental, educação profissional, ocupacional, transtornos do espectro autismo, e serviço de atendimento educacional especializado para a pessoa com deficiencia.

 

Equoterapia

 

É um método terapêutico educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar na áreas de saúde, educação e equitação.

As aulas de equoterapia iniciaram no Centro em 2007, são oferecidas uma vez por semana e envolvem profissionai da área de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e pedagogia.

Para participar da equoterapia, o aluno passa por uma avaliação clínica e estudo entre os profissionais da escola para determinar a relação entre riscos e vantagens do tratamento.

Este método terapêutico exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros  contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.

 

Hidroterapia

 

As atividades aquáticas serão oferecidas para todas as idades, desde lactantes até idosos. No C.I.E.E. Fênix, serão divididas em três modalidades: fisioterapia aquática, terapia ocupacional aquática e hidroginástica.

 

 Fisioterapia Aquática (hidroterapia)

  Prática exercida pelo profissional fisioterapeuta que utiliza piscinas de água quente com finalidade de reabilitação física. Diversas técnicas baseadas em conceito de fisiologia e biomecânia, associadas ás propriedades da água tornam-se eficazes em patologias neurológicas, músculo-esqueléticas e cardiorrespiratórias, buscando a recuperação funcional e a reeducação motora.

 Os atendimentos são individuais, indicados para crianças com atraso no desenvolvimento motor, adolescentes e adultos com alterações na coordenação motora, equilíbrio, deficiências físicas em geral.

 Para participar do atendimento o aluno deverá ser matriculado no C.I.E.E. Fênix, passar por uma avaliação médica e fisioterápica, a fim de identificar possíveis contra-indicações e definir as estratégias de intervenção.

 A fisioterapia aquática será realizada semanalmente (no período matutino e vespertino), sendo 12 atendimentos por semana e cada aluno terá uma freqüência semanal, contemplando no total até 24 educandos por mês.

 

Terapia ocupacional na água

 Aplicar os conceitos da Terapia Ocupacional convencional na piscina terapêutica é o principal objetivo da Terapia Ocupacional na água. O público alvo são alunos com alterações motoras, de origem neurológica, não tendo como restrição, a faixa etária. A Terapia Ocupacional na água é uma e boa alternativa na reabilitação física e melhora da capacidade funcional perante as atividades de vida diária, já que associa relaxamento, a sustentação e o prazer oferecidos pela água.

 Os atendimentos serão individuais ou em grupos, oferecidos quinzenalmente no período matutino e vespertino, beneficiando aproximadamente 12 educandos. Para participar do atendimento o aluno deverá passar por uma avaliação médica e do terapeuta ocupacional, a fim de identificar possíveis contra-indicações e definir as estratégias de intervenção.

 

Hidroginástica

  Prática desenvolvida pelo profissional de educação física, e consiste na realização de exercícios físicos dentro da água para melhora da capacidade aeróbica, resistência cardiorespiratória, resistência e força muscular, melhora do equilíbrio e flexibilidade, além de proporcionar gasto calórico.

 A hidroginástica será oferecida diariamente, no período matutino e vespertino, pode ser realizada de forma individual ou em grupos com até 6 educandos por grupo, com frequencia semanal de 1 vez por semana.

 Esta modalidade será direcionada aos educandos matriculados no C.I.E.E. Fênix das turmas de Ocupacional e Oficinas Pedagógicas, beneficiando aproximadamente 90 jovens e adultos mensalmente. 

 

 Parece inegável a importância do meio líquido em relação à saúde e bem estar das pessoas, assim os profissionais da área da saúde assumem papel fundamental neste processo. O principal objetivo é que ocorra sintonia entre estes profissionais, a fim de que os educandos matriculados no C.I.E.E. Fênix consigam os benefícios oriundos dos diversos tipos de atividades realizadas na água. Com esta forma de atendimento é possível oportunizar mensalmente, aproximadamente, para 126 educandos atividades aquáticas.

 

Fisioterapia

 

 Duas profissionais com especialização em fisioterapia neurológica atuam junto a uma equipe multidisciplinar. Os atendimentos são realizados semanalmente, sempre associados a prescrição e adaptação de órteses e próteses e a viabilização dos mecanismos para acesso a cidadania.

 Antes de ser inserido na fisioterapia, o aluno passa por uma avaliação criteriosa, onde são observadas suas necessidades específicas e determinado o plano de condutas e tratamento, respeitando as individualidades. É através da fisioterapia que o aluno experimenta posturas, movimentos e sensações diferentes como fortalecimento e alongamento muscular, coordenação motora, treino do equilibrio e da marcha, que resultam na evolução do desenvolvimento motor global. Em alguns casos é realizada a fisioterapia respiratória, com técnicas de higiene brônquica, estimulação diafragmática e drenagem postural.

 

Serviço de Psicologia


 O serviço de psicologia atende o aluno buscando garantir condições adequadas para que ele possa evoluir emocionalmente e transformar sua maneira de ser no mundo, aumentando assim a sua auto-estima e expandindo sua esfera de relacionamento interpessoal. O serviço também oferece atendimento e acompanhamento ao familiar do aluno e auxilia na orientação dos professores da escola. Além disso, atua na avaliação interdisciplinar do aluno nos casos de encaminhamento para triagem e auxilia no treinamento dos alunos com vista à inserção no mercado de trabalho. Tem como compromisso zelar pela integridade emocional, pelo bem estar físico e social e pela qualidade do atendimento dos alunos do Centro.

 

Serviço de Clínica Geral


 Para garantir a saúde de seus alunos, a APAE possui um médico clínico geral, que atende os pacientes todas as quarta e sextas-feiras, na própria escola. 

 

Serviço de Neurologia


 A neurologia é a especialidade da medicina que estuda e trata as doenças do sistema nervoso central e periférico e da sua relação com as outras partes do corpo humano. Entre as doenças tratadas por esta especialidade estão: epilepsia, neuropatias, mielopatias, doenças neuro-degenerativas, dores de cabeça, disturbios do sono, e neuro-infecções.

Na Apae de Gaspar o serviço de neurologia conta com dois profissionais, sendo um especialista em neuropediatria.

 

Serviço de Psiquiatria


 A psiquiatria é a especialidade médica que trata da prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças mensais. Na Apae de Gaspar o serviço de psiquiatria proporciona atendimento aos alunos que apresentam transtornos de ordem psiquiatrica, buscando alívio emocional e físico.

 

Terapia Ocupacional


 A terapia ocupacional é caracterizada pelo tratamento atyravés de atividades aplicadas de maneira direta ou indireta, física ou mental, preventiva, corretiva ou adaptativa. Trata-se de um programa oferecido para o desenvolvimento dos alunos.

 O terapeuta avalia o desempenho do aluno, suas potencialidades e dificuldades, traçando um plano de atendimento específico, levando sempre em consideração certa lentidão no processo de reabilitação.

 

Fonoaudiologia


 A fonoaudiologia tem como objetivo a prevenção e reabilitação das alterações das funções neurovegetativas, como respiração, sucção, mastigação e deglutição, dos orgãos fonoarticulatórios e o aperfeiçoamento da fala e da linguagem. O trabalho é realizado por uma profissional que avalia e define o plano de terapia a ser aplicado, sempre de acordo com as necessidades de cada um.

 A comunicação alternativa também é realizada e visa desenvolver qualquer tipo de comunicação voltada ao aluno com paralisia cerebral, deficiência mental, auditiva, autistas e com deficiências múltiplas.
Esse trabalho permite que o aluno possa expressar-se com o mundo, entender e fazer-se entender.

 

Serviço Social


 O principal objetivo do serviço social é oportunizar aos alunos e seus familiares acesso aos serviços oferecidos pela instituição, bem como o conhecimento de outros serviços que possam facilitar a aquisição e ampliação dos direitos. O atendimento ocorre com maior frequência com familiares de baixa renda, pois grande parte das famílias atendidas provém de uma situação de vulnerabilidade social.

 Entre as funções do serviço social estão a realização de entrevistas com pais e familiares dos alunos para conhecer a realidade socioeconômica da família; realizar visitas domiciliares para obter subsídios quanto ao perfil do aluno; proporcionar as famílias acesso às demais políticas públicas visando a dignidade e a inserção das pessoas com deficiência na sociedade; entre outras.

 

Clube de Mães


 O clube de mães e voluntárias do amor é formado por mães de alunos e mulheres voluntárias da comunidade. As senhoras se reúnem todas as terças-feiras para produzirem trabalhos manuais como bordados, crochê, tricô, entre outros. Todos os trabalhos feitos pelas mães são vendidos na Festa Anual da Escola e no Café com Bingo. O dinheiro arrecadado com as vendas é revertido para a escola. Ao todo, cerca de 30 mulheres participam do grupo, algumas fazem seus trabalhos em casa, devido a dificuldade de locomoção.

Apae Gaspar

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