A pandemia da COVID-19 está mudando o mundo e deve remodelar a sociedade de forma duradoura. A educação, que tem respondido de maneira peculiar às restrições impostas pelo distanciamento social, não passará ilesa a esse processo e deve intensificar, em um futuro próximo, um uso mais sofisticado e flexível da tecnologia.
No contexto específico das Apaes em função do atendimento nas três esferas – saúde, assistência social e educação, esta última é a que vem sofrendo maiores alterações na forma de atendimento aos seus frequentadores. O Caesp Raio de Sol, face à atual ameaça relacionada com a Covid-19, e levando em conta a sua responsabilidade perante à comunidade escolar/acadêmica (alunos, professores, funcionários e familiares destes), elaborou o plano de contingência (Plancon-Edu/Covid-19). Este plano foi construído com base no modelo do plano de contingência elaborado e aprovado no âmbito do comitê técnico científico da Defesa Civil do estado de Santa Catarina. Seu objetivo central será o de fortalecer os processos de governança da escola, definindo estratégias, ações e rotinas de atuação para o enfrentamento da pandemia enquanto persistirem as recomendações nacionais, estaduais e/ou regionais de prevenção ao contágio da COVID-19, buscando assegurar a continuidade da sua missão educacional pautada pela proteção e segurança da comunidade escolar/acadêmica.
A forma de atendimento para 2021 - até que perdurem os riscos de contágio e até que todos estejam imunizados pela vacina - será através do sistema híbrido. O aprendizado propiciado por este sistema é o mais personalizado e dinâmico. Outro fator positivo é que irá conferir às famílias e professores (as) a possibilidade de acompanhar o processo de aprendizado do educando e no caso específico das Apaes, o processo do seu desenvolvimento em geral. O engajamento da família neste contexto também será de máxima importância.
Desta forma, estaremos iniciando o retorno das aulas presenciais no dia 18/02/2021. Inicialmente com 50 alunos e aumentando este número de forma gradativa até que todos sejam contemplados. Para tal, os pais ou o responsável legal pelo educando deverá assinar um termo de responsabilidade, permitindo ou não que seu filho (a) inicie a frequência de modo presencial.
Apae Lages
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