Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A OSC -Organização da Sociedade Civil, APAE de Monte Aprazível, foi fundada em 24 de outubro de 1965, por famílias com escolaridade e posição social elevadas, moradoras do município de Monte Aprazível, que tinham entre seus integrantes, pessoas com deficiência e na época não havia serviços ofertados especialmente para esse público. Diante desta demanda, houve a necessidade de um serviço especializado, surgindo assim a implantação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, uma Entidade Filantrópica, de finalidade assistencial, de saúde e educacional, que tem por objetivo a habilitação e reabilitação, bem-estar e a integração da pessoa com deficiência. Atua na Intervenção Precoce, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Pré-Profissionalizante.

Alguns dos indicativos de resultados positivos conquistados por esta Instiruição, são os acontecimentos importantes que ocorreram durante os anos de história desta APAE.

Em 2000, houve um marco importante, a reforma total e adequação do prédio Sede da APAE, através de doações de empresas municipal, regional, estadual e comunidade.     

O ano de 2006, foi revolucionário para a APAE de Monte Aprazível, aconteceu a Inauguração da “APAE Rural” (um projeto de grande relevância socioassistencial), na área campestre de propriedade da Entidade e que foi adquirida em 1990.

Em 2007, criação da sala de informática e aquisição de instrumentos musicais, doação do FISC- Fundo de Investimento Social – Credicitrus.

2008, foi o ano em que a APAE Rural, recebeu o alambrado que cerca toda a unidade, com recursos obtidos através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

No ano de 2011, através do Governo Japonês, recebemos a doação de um Ônibus Adaptado para Cadeirantes, com ar condicionado, onde ofereceu o respeito e dignidade ao usuário, portanto a nossa Organização da Sociedade Civil possui reconhecimento internacional.

Em 2012 uma Doblo, com ar e direção para os serviços sociais, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Em 2013, uma Montana, que veio proporcionar melhorias junto a APAE Rural, adquirida através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Nesta área, em 2013, iniciou-se a construção de um prédio de 512,96 m² (faltando atualmente, acabamento), com recursos financeiros provenientes de multa ambiental de empresas de nossa cidade que, somado a outro auxílio financeiro do Plano Verão, foram destinados à esta construção, que tem por finalidade, a ampliação do espaço físico para a prestação adequada dos serviços ofertados aos usuários.

Em 2014, um Ônibus Escolar com 21 lugares cedido pelo Governo Estadual de São Paulo.

Finalmente, em 2016, Pintura Geral do Prédio da Sede da APAE, também através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Atualmente, o atendimento é realizado na APAE Sede e na área rural de propriedade da Entidade, denominada “APAE Rural”. Os funcionários, constantemente participam de capacitações e a Entidade já tem várias publicações na Revista da Federação Estadual das APAEs, “APAE em Destaque”.                     

Temos o projeto de música, de onde “nasceu” a Banda Dr. Borracha, totalmente sustentável e confeccionada pelos usuários, com pneus de vários tamanhos e recicláveis, a primeira das APAEs do Brasil, que teve destaque em transmissões nas Emissoras de TV, Globo, SBT e Rede Vida. 

Nosso trabalho é desenvolvido em concordância com as Metas Globais para o Desenvolvimento Sustentável, contidas na Agenda 2030 da ONU, o que faz toda a diferença.    

Missão

 

Prestar atendimento, promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, assessoramento, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida e à inclusão social da Pessoa com Deficiência, colaborando para o exercício da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Visão

 

Buscar constantemente a excelência no atendimento à Pessoa com Deficiência, matendo-se como referência.

Valores

 

 Ética nas relações e no exercício das atividades;

 Respeito à diversidade humana;

 Promoção do exercício da cidadania;

 Busca constante da excelência nos serviços ofertados;

 Seriedade e comprometimento com a causa.

(17) 3275-1912 - apaemonteaprazivel@gmail.com
nas redes sociais