Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Fundada no dia 30/01/1998 por um grupo de pais e amigos interessados na formação e lapidação da aprendizagem para as pessoas com deficiência, teve como sua primeira gestora a presidente Lúcia Cristina Dantas no período de 1998 a 2007.

Passou por um período adormecido e foi reativada com o incentivo do pároco Francisco Canindé dos Santos na Campanha da Fraternidade da CNBB de 2006, com o tema: Fraternidade e Pessoas com Deficiência, lema: “levanta-te, vem para o meio” (Mc 3,3).

Em 2007, com a iniciativa do Francisco das Chagas Pinheiro (Drº Chaguinha) foi possível o termo de comodato do prédio onde hoje, funciona a instituição. Nesse mesmo ano conquistou a utilidade pública municipal.

Na gestão de Brenda Joceli da Silva Cruz (2008 a 2010) se deu o início do processo de legalização formal interna da instituição, junto aos órgãos competentes e a idealização dos atendimentos clínicos e pedagógicos na instituição. Neste período, os serviços ofertados foram: Assistência Social, Apoio Educacional e Psicopedagogia.

Com a presidente Maria Euzélia Barros da Silva (2011 a 2016), foi ampliado os serviços fornecidos com fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, clínica geral, projeto de libras, projeto de tae-kwon-do e foi reconhecida como utilidade pública estadual.

Atualmente na gestão de Maria Cleidimar de Oliveira (2017 a 2022), ampliou-se as parcerias com os diversos órgãos da administração pública, conquistou o Cadastro de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), equipou-se um centro de avaliação de surdez e iniciou-se a construção da Sede Própria.

Atualmente possuí 450 cadastrados, 126 pessoas matriculadas e cerca de 560 usuários semanais atendidos. O trabalho é desenvolvido de forma voluntária e apesar do empenho de todos, têm suas limitações. Funciona de segunda a sexta nos horários de 7:30 a 11:30 e de 13:30 a 17:30 com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida dos usuários atendidos.

Missão

 

Prestar atendimento a pessoa com deficiência intelectual e múltipla em qualquer faixa etária de idade, com o objetivo de tornar melhor as condições de vida e principalmente, assegurar-lhe o pleno exercício da cidadania.

Visão

 

Oferecer o melhor e mais completo atendimento as pessoas com deficiência intelectual/múltipla do município, região do Vale do Assú e circunvizinhança.


849 9806 1111 - apaeassu@hotmail.com
nas redes sociais