Site acessível em libras
Tamanho das fontes

Prefeito visita APAE de Itupeva - 2020

Em 6/2/2020 às 10:42

O prefeito Marcão Marchi esteve na manhã desta segunda-feira, 1° de junho, na APAE de Itupeva. Seguindo as recomendações de saúde e também sanitárias, a visita ao lado da secretária de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, foi realizada com a utilização de máscaras de proteção e constante higienização das mãos, com uso de álcool em gel. 

Recepcionado pela diretora, Adriana Muto, o prefeito acompanhou o andamento das obras da entidade. “A APAE está passando por ampliação de salas, para suprir a demanda de atendimento, e também para o setor administrativo. Essa obra está sendo realizada com recursos da Federação Estadual das APAEs e também com recursos próprios”, comentou.

A APAE de Itupeva está em atividades desde 1999;

Em 2017, no primeiro ano da atual administração, em uma ação que contou com o apoio dos vereadores, foi oficializada a doação do terreno onde funciona a instituição com a entrega da escritura, reconhecida pelo Cartório de Registro Civil e Notas da cidade.

“Essa iniciativa foi muito importante para a história e progresso da APAE de Itupeva, que atende cerca de 310 assistidos, com deficiência intelectual, múltipla, autismo e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e que atua com maior liberdade para a tomada de decisões, como, por exemplo, essa reforma que agregará 6 novas salas”, explicou Adriana Muto.

Ela ainda ressaltou que, o fato de a escritura estar em nome da entidade possibilita o recebimento de verbas parlamentares. “Ou seja, este documento é o maior benefício que a APAE conquistou ao longo de sua existência. Também destaco que, na gestão do prefeito Marcão Marchi, houve um significativo ajuste no recurso das verbas municipais para os segmentos de Saúde, Educação e Assistência Social, direcionados à entidade, possibilitando a continuidade dos atendimentos.”

Por sua vez, Marcão Marchi demonstrou muita felicidade em poder apoiar a entidade. O prefeito recordou que, no primeiro trimestre de 2019, a APAE passou por uma outra significativa reforma, a partir da troca de telhado, em uma parceria com empresariado local e também recebeu uma nova pintura, com a mão de obra e materiais cedidos pela Prefeitura. “Essa conquista é um sonho realizado. Fiquei muito feliz por tudo o que foi feito nos últimos três anos, principalmente, pela doação efetiva do terreno da APAE, bem como a reforma do telhado que contou com apoio de empresários”, explicou.

A APAE também recebeu da Prefeitura 500 kits de proteção ao Covid-19, compostos por sabonete líquido, álcool em gel, máscaras, que foram doados pelas empresas AudaxCo e Eurogerm Brasil, e o guia de atividades do ‘Criança Feliz’, que sugere diversas brincadeiras para serem realizadas em casa, neste período de pandemia. Todo material será repassado para as famílias dos alunos, juntamente com as atividades confeccionadas pelos professores e também pela coordenação da escola da APAE.

Ainda é importante destacar, que desde o início da pandemia, o serviço social da APAE em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social está atendendo a demanda dos usuários que necessitam de alimentação.

Saiba mais - Neste período de pandemia, tanto às aulas presenciais quanto o atendimento ambulatorial estão suspensos. “No entanto, os alunos e os usuários do Centro de Convivência – assistidos pela APAE acima dos 30 anos - estão recebendo as atividades para fazerem em casa. Além do que, seus familiares estão diariamente em contato com os professores para o esclarecimento de dúvidas, utilizando o WhatsApp. Já na área da saúde, os atendimentos são realizados por contato telefônico ou vídeo chamada, mantendo o atendimento presencial na área médica, em casos de extrema necessidade.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Itupeva

11 4591 1846 - contato@apaeitupeva.com.br
nas redes sociais